E este cheirinho a café? As lojas mais tradicionais de Lisboa que enfrentam os desafios dos tempos modernos
Cafés, chás e chocolates são algumas das coisas que pode encontrar nestas que são das mais tradicionais lojinhas da capital portuguesa.
Muitas vezes, vemos Lisboa como a 'Capital da Inovação', mas a verdade é que mesmo no meio de tantas inovações, algumas coisas se mantêm fiéis a si próprias. É o caso das lojas de chás, cafés e doces, muitas delas inauguradas no início do séc. XX, que preferem manter-se tradicionais, mostrando um pouco da história de Portugal e de Lisboa a todos os que as visitam.
Pérola do Rossio (1923)
Reabriu no passado mês de outubro, depois de o seu proprietário se recusar a ser 'engolido' pela nova Zara que abriu na Praça D. Pedro IV, mantendo a sua fachada e a decoração interior com detalhes clássicos. Aqui, pode comprar tudo o que possa imaginar que esteja relacionado com chás e chafés, com produtos importados de locais como Timor, Guatemala ou Brasil. Vinhos, chocolates e doces são outros dos produtos que pode aqui encontrar!
Casa Macário (1913)
A Casa Macário foi, durante muito tempo, conhecida pela sua torrefação própria, em que o café verde vindo do mundo inteiro era aqui vendido. Hoje, na Rua Augusta, os chás, cafés e chocolates continuam a trazer à loja muitos locais, mas também turistas curiosos com o ar tradicional do espaço. Os vinhos, doces e biscoitos fazem também parte das prateleiras.
A Mariazinha (1933)
Marca registada, em 1934, A Mariazinha, já passou por várias gerências e moradas, mas na Avenida Rio de Janeiro esta é a mais especializada loja de chás e cafés. Todos os lotes são originais e feitos no local, com o Lote Extra (60% arábico, 40% robusto) a ser o mais famoso. Com um cheiro irresistível, a moagem só poderia ser feita na hora. Para espanto de muitos, esta também é uma casa de farinhas!
Casa da Selva (1967)
A antiga Pérola da Selva, agora Casa, localizada em Benfica é a mais tradicional das lojas naquela zona. Com cafés, chás, chocolates, doces e mel, este espaço, gerida pela família Silva, vende ainda os vinhos das torrefações Negrita e Flor da Selva que fazem jus ao nome.
Pérola do Chaimite (1928)
Avenidas Novas é a casa da Pérola do Chaimite desde o ano da sua criação. Hoje, nesta loja, pode encontrar chá e café, bem como todas as máquinas e utensílios necessários à sua confeção. Outros produtos como as bolachas e biscoitos da Fábrica Paupério, as ameixas d'Elvas, os peixinhos de Azeitão, as aguardentes e licores permitem ao cliente ir de Norte a Sul do País, num só espaço.