Open House Porto: no próximo fim de semana há 50 obras de arte para conhecer na cidade e sem pagar
Tire um dia do fim de semana para conhecer edifícios desenhados por arquitetos de renome e que já fazem parte da história da Invicta.
Todos os anos, a Open House Porto promete mostrar, de forma gratuita, espaços que merecem a pena ser visitados na cidade, desenhados por arquitetos de renome e explicados por colegas de profissão, que prometem não deixar nada por contar sobre como foram feitos alguns dos projetos mais prestigiados da cidade.
Este ano, a Open House - que acontece ao longo do próximo fim de semana, entre os dias 1 e 2 de julho - tem como tema 'Os Novíssimos da Arquitetura', que é como quem diz que serão mostrados os mais belos edifícios renovados ou construídos ao longo das últimas décadas.
As obras em destaque foram desenhadas por arquitetos entre os anos 1930 e 2010 e dividem-se, por isso, em três linhas temporais: "novíssimos", "novos novíssimos" e "novíssimas obras". Na secção
Já na categoria de "novíssimas obras" há algumas das reabilitações mais recentes e que mais têm dado que falar, como o Mercado do Bolhão ou o Terminal da Campanhã.
Ao todo são mais de 50 espaços que estarão disponíveis para visita numa espécie de Casa Aberta de entrada livre durante o fim de semana. A visita pode ser ainda orientada por uma equipa de voluntários, apaixonados por arquitetura, e dispostos a explicar todos os segredos destes edifícios que fazem parte da história do Porto.
A maior parte das obras estão situadas no concelho do Porto, com 24 espaços a visitar, enquanto Matosinhos conta com 11, Vila Nova de Gaia 9 e Maio 8.