Os melhores destinos no campo para praticar o 'slow living' longe do caos urbano
Desde os encantos do Douro até às paisagens de cortar a respiração dos Açores, Portugal é um país repleto de pérolas da natureza.Na hora de planear férias ou uma escapadinha de fim de semana, um ambiente relaxante e longe do stress é o ideal para muitos e não há nenhum destino melhor do que a natureza para passar um bom tempo longe da agitação. Uma escapadinha ou um fim-de-semana ao estilo "slow living" é o sonho de qualquer um que viva na correria da cidade e, para o ajudar, reunimos seis destinos, desde casas de campo até ao turismo rural, para estar em total conexão com a incrível natureza que Portugal tem para oferecer.
Madre de Água, Gouveia
Numa quinta rodeada pelas vinhas do Dão, a poucos minutos da Serra da Estrela, este hotel rural conta com uma atmosfera familiar e reservada, tendo apenas dez quartos no total. O espaço valoriza a riqueza cultural da zona e há até uma queijaria dentro da quinta com queijo da serra, para além de outros produtos locais como o vinho ou o azeite. A particularidade do hotel é que é também casa para alguns animais, como é o caso do rebanho de ovelhas e da coudelaria que alberga.
Adega da Azores Wine Company
Saindo do continente, este projeto, situado na Ilha do Pico, é baseado na história do vinho dos Açores, e é exatamente o que o nome indica, uma adega. Quem o visita pode usufruir de uma vista deslumbrante para o Oceano Atlântico e para a vinha privada do hotel. Tradicionalmente, as adegas do Pico são locais onde amigos se juntam para conviver e degustar um bom vinho, e é esta energia que o espaço quer recriar.
L'And Vineyards, Alentejo
A L'And Vineyards, é um retiro exclusivo que junta a arquitetura moderna com a natureza, localizado em Montemor-o-Novo. A decoração conta com detalhes em pedra natural e madeira e a sua vista dá diretamente para as vinhas, um lago e para a paisagem local. Pode ainda usufruir de um Spa de Vinoterapia e dormir sob as estrelas do Alentejo.
Quinta dos Murças, Peso da Régua
Situada na margem direita do rio Douro, na Quinta das Murças não há como escapar da paisagem rica em verde. Para além da convidativa piscina, a propriedade oferece não só passeios pela mesma mas também de barco pelo rio. Tem a característica histórica de ser a quinta onde, em 1947, se plantou a primeira vinha vertical do Douro.
Bukubaki Eco Surf Resort, Peniche
E para quem gosta de um ambiente ainda mais natural mas, mesmo assim, requintado, no Bukubaki Eco Surf Resort, pode ficar numa das seis casas suspensas em árvores ou numa que está rente ao chão. A 5km da praia do Baleal pode aproveitar para fazer uma caminha até ao mar ou, se for de carro, o percurso demora apenas 10 minutos. As tendas têm casa de banho e kitchenette equipada e os balneários são partilhados.
Chão do Rio, Seia
Esta quinta parece saída de um verdadeiro conto de fadas, repleta de árvores centenárias, flores raras, cogumelos e um enorme maciço em granito. Quando chega é de imediato recebido pelo som dos badalos dos rebanhos que vivem no espaço, o que lhe dá um spoiler do quão perto vai estar das raízes da natureza ao longo da estadia. Tem à sua disposição um parque infantil, bicicletas gratuitas, carros de mão para transportar as malas, uma loja com recordações regionais e ainda um grande tanque para lavar roupa.