Portugal tem duas das melhores vilas e aldeias do mundo. Saiba quais são
A lista conta com as 55 melhores vilas e aldeias turísticas do mundo. E em Portugal, estão duas pérolas à espera de uma visita.
A cerimónia do 'Best Tourism Villages 2024' aconteceu no passado dia 14 de novembro, na Colômbia, promovida pela Organização Mundial do Turismo (OMT) e há dois nomes portugueses na lista das 55 melhores aldeias turísticas do mundo.
Com o objetivo de dar a conhecer pequenas regiões rurais, regidas pela agricultura, pecuária, pesca e silvicultura, e aumentar a sua visibilidade, a OMT distinguiu a vila de Óbidos e Santa Cruz da Graciosa, nos Açores.
Destacando o património e as comunidades, o Turismo de Portugal considera que as duas aldeias destacadas são regiões "onde o turismo desempenha um papel crucial no desenvolvimento económico e social sustentável".
O presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Filipe Daniel, considera o marco importante, reforçando que solidifica o esforço que tem sido levado a cabo para "preservar a identidade de Óbidos como um destino singular e uma referência internacional no turismo sustentável".
Já António Reis, presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, considerou que este prémio é o reconhecimento do compromisso de todos com a sustentabilidade e preservação da região, fazendo a promessa de continuação do trabalho que promove o turismo responsável e inclusivo nesta pequena localidade açoriana.
Para além destas duas, foram ainda reconhecidas aldeias como Vorokhta, na Ucrânia, Amagi, no Japão e Jardín, na Colômbia.