Vem aí a história de Maria Callas pela mão de Angelina Jolie! As histórias de mulheres inspiradoras para ver no cinema
De Globos de Ouro a Óscares, muitas são as mulheres distinguidas por darem vida a mulheres com histórias de vida emocionantes.
Muitos são os filmes de mulheres com histórias inspiradoras que fazem furor e os grandes prémios como os Globos de Ouro fazem questão de lhes dar a devida atenção.
Depois de adaptações em 1969 e 2002, a história de Maria Callas está de regresso ao grande ecrã em 2025, desta vez, protagonizada por Angelina Jolie.
Maria Callas morreu a 16 de setembro de 1977, no seu apartamento em Paris e o filme 'Maria', mostra os sete dias anteriores à tragédia. Obcecada pelo cuidado com a voz, neste filme, a carreira e vida da cantora de ópera são revisitados numa história onde o real e a fantasia parecem, por vezes, misturar-se.
Escrito por Steven Knight, este filme faz parte de uma trilogia do realizador Pablo Larraín, dedicada a histórias de grandes mulheres do séc. XX, que conta com os filmes Jackie (2016) sobre Jacqueline Kennedy e Spencer (2021) sobre a princesa Diana.
Angelina Jolie é a protagonista e, apesar de ter sempre dito que queria ser a própria a cantar, foi utilizado o playback ou a junção das vozes de ambas em várias das cenas do filme. A sua atuação valeu-lhe a nomeação ao Globo de Ouro de Melhor Atriz num Filme Dramático.
Baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva, 'Ainda Estou Aqui' tem direção de Walter Salles e conta a história da família Paiva durante o período de ditadura militar, no Brasil. Quando o marido de Eunice Rubens (Fernanda Torres) é levado por militares, a mulher procura respostas para a detenção, criando um novo futuro para os filhos.
Depois de prémios no Viff Audience Awards e no Festival de Cinema de Mill Valley, foi nos Globos de Ouro que o filme brasileiro fez história. Fernanda Torres tornou-se a primeira mulher brasileira a ganhar um Globo de Ouro por Melhor Atriz num Filme Dramático, depois da nomeação da mãe na mesma categoria, num filme do mesmo diretor.
Agora, as duas atrizes preparam-se para nova 'batalha', desta vez, nos Óscares, com cerimónia a realizar no dia 3 de março.