A ECA International, especializada na mobilidade internacional de trabalhadores, analisou um conjunto de fatores como qualidade do ar, infraestruturas, serviços públicos, segurança, entre muitas outras questões para determinar quais as cidades europeias que reúnem condições de excelência para se viver.
O estudo analisou estes critérios em quase 300 cidades de todo o mundo e Lisboa surpreendeu ao ficar na décima posição. Aliás, todas as 10 primeiras posições são constituídas por cidades europeias, sendo que Berna na Suíça, recebeu a medalha de ouro.
“O forte desempenho da Europa reflecte décadas de investimento em ambientes limpos, cuidados de saúde de primeira classe e infra-estruturas”, disse a organização. “Nenhuma cidade da Europa aparece nos 50 últimos lugares, o que sublinha o atrativo do continente.”
Em segundo lugar ficou Copenhaga, na Dinamarca. Depois, Stavanger (Noruega), Genebra (Suíça), cidade de Luxemburgo (Luxemburgo), Haia (Países Baixos), Viena (Áustria), Munique (Alemanha), Dublin (Irlanda) e em décimo Lisboa (Portugal).