Apesar das críticas na sua estreia a solo, reis de Espanha decidem dar nova oportunidade à infanta Sofia
A filha mais nova de Felipe VI e Letizia volta a ganhar protagonismo nos compromissos oficiais.A infanta Sofia ainda não terá tomado uma decisão sobre o seu futuro académico, embora já tenha decidido que o mesmo não passará pela formação militar, ao contrário da sua irmã, a princesa Leonor.
Enquanto os seus pais, os reis Felipe VI e Letizia de Espanha aguardam por saber qual o curso universitário que Sofia irá tirar, já há pelo menos uma novidade: de acordo com a 'Monarquía Confidencial', os monarcas decidiram mantê-la à frente dos prémios 'Objetivo Patrimonio - Concurso de Fotografía Infanta Sofía', o mesmo evento onde Sofia se estreou a solo no ano passado.
Esta é assim a segunda vez que Felipe VI atribui uma função institucional à filha mais nova, que está habituada a estar "na sombra" da irmã mais velha, Leonor, que um dia será rainha.
Apesar deste sinal de confiança dos seus pais, a verdade é que Sofia acabou criticada por alguns meios de comunicação espanhóis devido à sua 'prestação' no evento, incluindo por Pilar Eyre, conhecida jornalista e especialista em assuntos da família real.
"Não gostei", atirou a jornalista, no seu canal de Youtube.
"Ela é uma rapariga muito bonita, muito alta, com muito bom ar e um belo sorriso... mas não sei se é simpática ou não porque não falou. O seu primeiro erro. Não faz muito sentido ela entregar prémios se não vai falar", acrescentou.
Outra crítica de Pilar foi o tipo de cerimónia que marcou a estreia de Sofia.
"Acho que é muito inapropriado que o primeiro ato a solo de uma princesa espanhola sejam prémios de fotografia (...) Ninguém quer saber destas cerimónias vazias", explicou.