Conheça todos os vencedores desta insólita 78ª edição dos Globos de Ouro
'The Crown' e 'Nomadland' foram os grandes vencedores da noite de Globos.
Foi um ano atípico para os Globos de Ouro, após o adiamento causado pela pandemia, que obrigou também a que as apresentadoras Tina Fey e Amy Poehler conduzissem a cerimónia à distância, assim como as polémicas que envolveram o evento nas últimas semanas, quer sobre a falta de representatividade negra entre os jurados, quer sobre o convite feito aos mesmos por parte dos responsáveis por ‘Emily em Paris’, que para alguns influenciou a sua nomeação.
No entanto, tudo pareceu ‘certo’. Fey e Poehler fizeram as suas piadas, não muito distintas em tema e forma do habitual, os vencedores (ainda que através de um ecrã) discursaram a celebrar as suas vitórias, agradecendo a quem de direito, e o planeta continuará a rodar.
O grande vencedor nas categorias de cinema foi ‘Nomadland’ – que para além de vencer o Globo de Melhor Filme na categoria de Drama, deu direito a outro, para a sua realizadora, Chloé Zhao – vencendo assim ‘Meu Pai’, ‘Mank’, ‘Promising Young Woman’ e ‘Os 7 de Chicago’. O filme, que conta a história de uma mulher que, perante a crise dos anos 2000, perde o emprego e vai viajar pelo Oeste americano, ganha assim favoritismo para os Óscares de abril.
Também ‘Borat – O Filme Seguinte’, a sequela do filme de 2006, surpreendeu ao ganhar dois Globos na categoria de musical ou comédia, um para o filme, outro para Sacha Baron Cohen, como melhor ator, na pele de Borat Sagdiyev, um jornalista cazaque que volta a viajar para os Estados Unidos para uma nova aventura, com o intuito de satirizar os norte-americanos.
Chadwick Boseman venceu o Globo para Melhor Ator em Filme de Drama, pelo seu papel em ‘Ma Rainey: A Mãe do Blues’, com o prémio a ser recebido pela sua mulher, Taylor Simone Ledward, homenageando o marido, que faleceu em 2020, e utilizou o seu tempo para dizer qual o discurso que Boseman faria: "Ele agradeceria a Deus. Ele agradeceria aos seus pais. Ele agradeceria aos seus antecessores, por lhe guiarem o caminho, e pelos sacrifícios. Ele agradeceria à sua equipa incrível", disse Taylor, perante uma Renee Zellweger em lágrimas.
Nas categorias de televisão, houve um desequilíbrio bem maior. ‘The Crown’ conquistou 4 dos 8 Globos a que estava nomeado: a série de Peter Morgan recebeu o prémio como a melhor na categoria de drama, enquanto que Josh O’Connor e Emma Corrin, venceram os prémios de melhor ator e atriz numa série de drama pelas interpretações de Príncipe Carlos e Princesa Diana, e Gillian Anderson ganhou o Globo de melhor atriz secundária, pela sua Margaret Thatcher.
Outro destaque vai para ‘Schitt’s Creek’, cuja última temporada foi premiada com o Globo de Melhor Série Musical ou Comédia. Adicionalmente, a protagonista feminina da série, Catherine O’Hara recebeu também o troféu de melhor atriz. Com algum atraso na transmissão para Portugal, a segunda temporada vai estrear por cá esta quinta-feira no TVCine Emotion.
Finalmente, ‘O Gambito de Dama’, da Netflix, conquistou o Globo para Melhor Minissérie ou Filme Televisivo, com o desempenho amplamente elogiado de Anya Taylor-Joy no papel da talentosa xadrezista Beth Harmon a valer-lhe o prémio de Melhor Atriz em Minissérie ou Filme Televisivo.
Pode conferir a lista completa de vencedores abaixo:
Melhor Filme na categoria de Drama – Nomadland
Melhor Filme na categoria de Musical ou Comédia – Borat – O Filme Seguinte
Melhor Ator em Filme de Drama – Chadwick Boseman (Ma Rainey: A Mãe do Blues)
Melhor Atriz em Filme de Drama – Andra Day (Estados Unidos vs Bille Holiday)
Melhor Ator em Filme Musical ou de Comédia – Sacha Baron Cohen (Borat – O Filme Seguinte)
Melhor Atriz em Filme Musical ou de Comédia – Rosamund Pike (I Care a Lot)
Melhor Ator Secundário em Filme – Daniel Kaluuya (Judas e o Messias Negro)
Melhor Atriz Secundária em Filme – Jodie Foster (The Mauritarian)
Melhor Realizador – Chloé Zhao (Nomadland)
Melhor Argumento – Aaron Sorkin (Os 7 de Chicago)
Melhor Trilha Sonora Original – Trent Reznor, Atticus Ross e Jon Batiste (Soul)
Melhor Música Original – ‘Io Sì (Seen)’, de Niccolò Agliardi, Laura Pausini e Diane Warren (Uma Vida à Sua Frente)
Melhor Filme Animado – Soul
Melhor Filme em Língua Estrangeira – Minari
Melhor Série de TV na categoria de Drama – The Crown
Melhor Série de TV na categoria de Musical ou Comédia – Schitt’s Creek
Melhor Ator numa Série de TV de Drama – Josh O’Connor (The Crown)
Melhor Atriz numa Série de TV de Drama – Emma Corrin (The Crown)
Melhor Ator numa Série de TV Musical ou de Comédia – Jason Sudeikis (Ted Lasso)
Melhor Atriz numa Série de TV Musical ou de Comédia – Catherine O’Hara (Schitt’s Creek)
Melhor Ator numa Minissérie ou Filme Televisivo – Mark Ruffalo (I Know This Much is True)
Melhor Atriz numa Minissérie ou Filme Televisivo – Anya Taylor-Joy (O Gambito de Dama)
Melhor Ator Secundário numa Série, Minissérie ou Filme Televisivo – John Boyega (Small Axe)
Melhor Atriz Secundária numa Série, Minissérie ou Filme Televisivo – Gillian Anderson (The Crown)
Melhor Minissérie ou Filme Televisivo – O Gambito de Dama