José Roquette, ex-presidente do Sporting, envolvido em tragédia que tirou a vida a duas pessoas, incluindo um bebé
O neto do fundador do clube dos Leões, de 89 anos, escapou ileso ao acidente de viação, em Évora, esta sexta-feira.Esta sexta-feira ocorreu uma colisão grave entre um autocarro e dois carros na EN256, na zona de Évora, que provocou dois mortos, incluindo um bebé de cerca de um ano, e três feridos graves.
A rádio Diana FM, citada pelo 'MaisFutebol', avançou que uma das pessoas envolvidas no acidente é José Roquette, o antigo presidente do Sporting Clube de Portugal, que liderou o clube entre 1996 e 2000. Roquette, de 89 anos, saiu ileso do acidente.
Fontes próximas do antigo dirigente - que é neto de José Alvalade, o fundador do clube dos Leões - garantiram à Diana FM que José Roquette, bem como “os restantes ocupantes da mesma viatura”, escaparam sem ferimentos.
José Roquette foi este ano distinguido com o grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Évora.
Nascido em Lisboa e licenciado em Economia, Roquette foi co-fundador da Herdade do Esporão, empresa produtora de vinhos e azeites, no concelho de Reguengos de Monsaraz, distrito de Évora, e da SEDES, tendo também sido presidente do Sporting e exercido outros cargos de liderança ao longo da sua carreira.
Trata-se de "um reconhecimento pelo seu percurso como cidadão e empresário, pela ligação ao Alentejo e à UÉ, bem como pelo seu papel ativo na fundação e nos destinos da SEDES", realçou a reitora da academia, Hermínia Vasconcelos Vilar, acrescentando: "A sua preocupação com o futuro político, social e económico do país esteve constantemente patente na sua atuação cívica, tendo em 1975 fundado a SEDES, a par de outras ilustres figuras portuguesas, num compromisso com o país e com o mundo".
Atualmente, José Roquette é presidente da Assembleia-Geral da SEDES e do núcleo da associação no Alentejo.