- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
covid-19 ao minuto

Coronavírus: para cada 100 em Itália, 7 em Portugal - diz estudo

Situação em Portugal deverá prolongar-se pelos próximos três meses. No entanto, já é permitido prever quantos infetados haverá no nosso país.
21 de março de 2020 às 20:17

Um estudo da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) estima que, em média, por cada 100 casos de Covid-19 em Itália, até agora o país mais afetado na Europa, Portugal terá sete casos, apontando para um cenário grave em território nacional.

O estudo teve como base modelos matemáticos, que analisou dados dos outros países, que permitem prever o que se irá passar em Portugal, disse à agência Lusa a investigadora e diretora da ENSP, Carla Nunes.

pub

"Atualmente, a análise desses modelos diz-nos que todas as curvas, na fase em que nos encontramos e independentemente do país analisado, são exponenciais (ou similares), ou seja, têm uma evolução crescente acentuada. A curva portuguesa segue o mesmo trajeto, à sua escala, comparando com os períodos análogos dos outros países", sublinhou.

Segundo a investigadora, Portugal está a seguir as curvas dos outros países em escalas diferentes. "Nós temos um comportamento que nos permite ver, usando as outras curvas, o que vai acontecer nos próximos dias se, obviamente, nos mantivéssemos no mesmo caminho que eles estão a seguir", referiu.

"Comparativamente aos outros países, Portugal tomou medidas de promoção do isolamento social mais cedo e foram aparentemente bem adotadas pela população portuguesa, segundo os órgãos da comunicação social", observou a diretora da ENSP.

pub

Portugal introduziu uma nova medida na passada sexta-feira, a interrupção das escolas, que efetivamente começou na segunda-feira, mas serãonecessários 14 dias, o período máximo de transmissão do vírus, para perceber o impacto da medida.

Dada a "história do vírus", ainda não há tempo para saber se "a medida foi eficaz ou não", salientou.

pub

Primeiro-ministro alertou 

Recorde-se que o primeiro-ministro António Costa já avisou que o estado de emergência em Portugal deverá estender-se. "Foi decretado para 15 dias mas ninguém sabe se daqui a 15 dias não estaremos a renovar", disse. "Vamos ter três meses muito duros pela frente", concluiu assumindo que antes do final de Maio não deverá haver boas notícias...

pub

Vai gostar de

você vai gostar de...
pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub