Enquanto rainha de Espanha, Letizia é dona de um enorme espólio de preciosas joias, mas há uma em particular que é o centro de todas as atenções sempre que a monarca a usa: a impressionante tiara Flor-de-Lis.
Composta por 450 diamantes e dez pérolas, o seu valor é inestimável. O nome deriva das três flores-de-lis que apresenta, símbolo da Casa de Borbón, e tem ainda uma peça destacável cuja parte central pode ser usada como alfinete de peito.
Além disso, foi oferecida a Letizia pelo marido, o rei Felipe VI, numa ocasião muito especial e romântica: o quinto aniversário do seu casamento.
A tiara, confecionada pela histórica casa Ansorena em ouro branco, entrou para a família Borbón quando o rei Afonso XIII a ofereceu à sua mulher, a escocesa Victoria Eugenie.
Agora, de acordo com o jornal 'La Razón', Letizia tomou uma decisão pouco comum: vai ceder aquele que é um dos seus maiores tesouros para uma exposição temporária na Galeria das Coleções Reais dedicada, precisamente, à rainha Victoria Eugenie.
Assim, a peça poderá ser vista pelo público entre 2 de dezembro até 5 de abril do próximo ano.
Contudo, esta não é a primeira vez que a Casa Real espanhola empresta a Flor-de-Lis para uma exposição. Em 2009, a luxuosa peça foi exibida em 'O Esplendor Resplandecente: O Diadema', uma exposição da Ansorena, a empresa que criou a joia.