Ele é o homem que mete ordem nos reis de Espanha e os "obriga" a seguir as regras
Os reis de Espanha são "obrigados" a seguir as ordens de Bernardo Francisco de Lizaur Cuesta, o responsável máximo pelo protocolo real.
A vida dos reis de Espanha é, como todos os elementos de famílias reais, pautada por regras. E no país vizinho quem aplica, no terreno, essas regras é Bernardo Francisco Cuesta, de 61 anos, o responsável máximo do protocolo em Espanha e que mete na "ordem" Letizia e Felipe, que devem cumprir as suas indicações.
Francisco é chefe do protocolo em Espanha desde 2021, depois de ter ocupado outros cargos. Nascido em Sevilha, em 1963, é casado e tem dois filhos. É militar de formação, tendo sido promovido a coronel em 2018.
Depois de ter ocupado vários lugares de destaque, Bernardo foi nomeado a 23 de outubro de 2021 chefe de protocolo.
Todas as aparições públicas oficiais feitas por Felipe e Letizia têm o dedo de Bernardo, que tem como missão fazer com que tudo corra bem e que seja dado o devido destaque aos reis de Espanha. Uma das suas mais recentes missões foi no Europeu de Futebol, tendo orientado o monarca e as filhas para se posicionarem da melhor maneira para passar a mensagem da casa real.
Além da imagem de Felipe, agora uma das maiores preocupações do chefe do protocolo é com Leonor, a herdeira do trono e que desde há alguma semanas que tem ganho ainda mais protagonismo. Bernardo esteve também a orientar para que a viagem de Leonor a Portugal, a primeira oficial sozinha, terra corrido sobre rodas.