
Foi o rosto do comunismo da União Soviética, mas agora é cidadão dos EUA
Nem o facto de ser famoso abreviou o seu grande sonho. Saiba quem demorou 40 anos para conseguir a nacionalidade norte-americana.
Nasceu em Estocolmo, na Suécia, em 1957, tem um mestrado em Engenharia Química, mas só ficou famoso depois fazer o papel do intratável lutador de boxe soviético Ivan Drago, no filme 'Rocky IV', ao lado de Silvester Stallone. Falamos de Hans Lundgren, com nome artístico Dolph Lundgren, um dos grandes atores dos filmes de ação da década de 80 e 90 (que dura até aos dias de hoje). Em 'Rocky IV', o ator foi o rosto do sistema comunista que na altura do filme ainda imperava na então União Soviética. O maior rival de sempre de Rocky. O combate de ambos no ringue de boxe era uma analogia com o clima de tensão política entre os EUA e a URSS, a chamada Guerra Fria, que durou até à dissolução soviética em 1991.
Em 'Rocky IV', o ator foi o rosto do sistema comunista que na altura do filme ainda imperava na então União Soviética. O maior rival de sempre de Rocky. O combate de ambos no ringue de boxe era uma analogia com o clima de tensão política entre os EUA e a URSS, a chamada Guerra Fria, que durou até à dissolução soviética em 1991.
Apesar de ter sido um ícone desse regime apenas no filme, Dolph Lundgren ficou sempre colado à imagem do loiro e musculado soviético, com punhos de ferro, capaz de aniquilar os sonhos da personagem de Stallone, e, no fundo, do espírito democrático defendido pelos americanos. Apesar de ter entrado em mais de 50 filmes de Hollywood e ser um grande astro deste género de filmes, Lundgren só agora conseguiu obter a nacionalidade norte-americana. "Finalmente esta feito. Estou neste país há 40 anos. Primeiro como estudante, depois como ator. Os EUA deram-me grandes oportunidades e uma vida fantástica. Estou orgulhoso de ser um cidadão dos EUA e oficialmente fazer deste país a minha casa", escreveu Lundgren na legenda que acompanha a foto tirada nos serviços de emigração.
Apesar de ter entrado em mais de 50 filmes de Hollywood e ser um grande astro deste género de filmes, Lundgren só agora conseguiu obter a nacionalidade norte-americana. "Finalmente esta feito. Estou neste país há 40 anos. Primeiro como estudante, depois como ator. Os EUA deram-me grandes oportunidades e uma vida fantástica. Estou orgulhoso de ser um cidadão dos EUA e oficialmente fazer deste país a minha casa", escreveu Lundgren na legenda que acompanha a foto tirada nos serviços de emigração.
A LUTA CONTRA O CANCRO O ator, atualmente com 66 anos, parece ter boas razões para encarar o futuro com mais otimismo, não só por agora ser americano, mas acima de tudo porque está aparentemente recuperado de um cancro renal, contra o qual lutava desde 2015. Depois de ter sido diagnosticado com vários tumores que resistiram aos tratamentos - o ator chegou a receber a notícia que não viveria mais do que 2/3 anos - uma nova terapia (aplicada em cancros do pulmão) fez reduzir os tumores em quase 90 por cento. "Praticamente não há atividade cancerígena e a medicação que estou a tomar vai suprimir o resto", disse confiante, acrescentando: "Agora aprecio muito mais a vida. Aprecio-a todos os dias, todos os dias posso estar com as pessoas que amo."
A LUTA CONTRA O CANCRO
O ator, atualmente com 66 anos, parece ter boas razões para encarar o futuro com mais otimismo, não só por agora ser americano, mas acima de tudo porque está aparentemente recuperado de um cancro renal, contra o qual lutava desde 2015. Depois de ter sido diagnosticado com vários tumores que resistiram aos tratamentos - o ator chegou a receber a notícia que não viveria mais do que 2/3 anos - uma nova terapia (aplicada em cancros do pulmão) fez reduzir os tumores em quase 90 por cento.