Morreu Astrud Gilberto, a cantora que levou a ‘Garota de Ipanema’ a viajar mundo
Astrud Gilberto, estrela global da Bossa Nova e responsável pela segunda música mais tocada no mundo, faleceu aos 83 anos.
A cantora brasileira Astrud Gilberto morreu, aos 83 anos, na noite desta segunda-feira, dia 5. O anúncio foi feito pela sua neta Sofia Gilberto Oliveira na madrugada seguinte.
"A minha avó Astrud Gilberto fez essa música para mim, chama-se Linda Sofia. Inclusive, ela queria que o meu nome fosse Linda Sofia. A vida é linda, como diz a música, mas venho trazer a triste notícia que minha avó virou estrela hoje está ao lado do meu avô João Gilberto. (…) Astrud estará para sempre nos nossos corações e neste momento temos que a celebrar", referiu a descendente no Instagram.
A baiana, filha de mãe brasileira e pai alemão, tornou-se um dos principais ícones globais da Bossa Nova ao dar voz à versão em inglês de ‘Garota do Ipanema’, lançada em 1964, num trabalho do seu marido à altura, João Gilberto, com Stan Getz. O tema é o segundo mais tocado em todo o mundo, apenas atrás de 'Yesterday', dos The Beatles.
A sua carreira a solo começou em 1964, no ano em que se separou de João Gilberto, e totalizou 17 álbuns e mereceu múltiplos galardões: conquistou o Latin Jazz USA em 1992 e faz parte do ‘Hall of Fame’ da música latina internacional desde 2002. Astrud Gilberto deixou dois filhos: o baixista Marcelo Gilberto e Greg Lasorsa.