"Não pode voltar a acontecer!" Erro provoca tensão na Zarzuela por causa de Letizia
Há muito que a Família Real de Espanha não vive um ambiente descontraído, por isso cada pequeno deslize merece reparos e recriminações.Desde que rebentou o escândalo Jaime del Burgo - o ex-cunhado da rainha que veio a público garantir ter vivido um romance com Letizia estando já ela casada com Felipe VI - que o ambiente no Palácio da Zarzuela nunca mais foi o mesmo. Os reis de Espanha viverão agora um casamento de fachada e a Família Real dá um sinal de maior desunião.
Por tudo isto, até os mais pequenos erros cometidos pelos funcionários do palácio acabam por tomar proporções mais graves e com as devidas reprimendas a serem exacerbadas. Foi o que aconteceu por causa de uma falha praticada na conta oficial da Casa Real na internet.
Esse site existe para divulgar a agenda oficial dos reis, em conjunto ou a solo; a história da monarquia; dizer quem é quem da família real com a respetiva árvore genealógica dos Borbón; imagens das atividades de Felipe VI, de Letizia, das filhas e até da rainha emérita, Sofia.
E é precisamente a árvore genealógica da família que acabou por enfurecer os reis. Além dos funcionários - responsáveis por manter o site a funcionar - não terem atualizado o estado civil das infantas Elena e Cristina - ambas divorciadas - o nome da rainha estava mal escrito: 'Leticia' em vez de Letizia.
O erro foi apontado há já várias semanas pelo site espanhol 'Monarquia Confidencial'. Contudo, só agora foi devidamente retificado. Fonte internas da Zarzuela já se pronunciaram sobre a questão dizendo: "Não pode voltar a acontecer. Num ambiente onde a imagem pública e a precisão protocolar são fundamentais, este tipo de deslizes, ainda que aparentemente inofensivos, debilitam a percepção de profissionalismo na gestão institucional da Casa Real. Aos olhos dos mais atentos, é um sintoma de desatenção digital."