- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
Mundo

"Porque é que não usa fato?": Todas as humilhações a que Zelensky foi sujeito no encontro com Trump na Casa Branca

Tensão, gritos e humilhações marcaram um encontro que foi tudo menos diplomático e que terminou com o presidente ucraniano a deixar a Casa Branca em corte com o líder dos Estados Unidos. Saiba o que levou a este desfecho e que até incluiu reparos sobre a roupa de Zelensky.
01 de março de 2025 às 08:48
Vlodymyr Zelensky e Donald Trump Flash
Vlodymyr Zelensky e Donald Trump Flash
Vlodymyr Zelensky e Donald Trump Flash
Vlodymyr Zelensky e Donald Trump Flash
Vlodymyr Zelensky e Donald Trump Flash

O que era suposto ser um encontro histórico pela paz revelou-se um desastre diplomático com o presidente ucraniano Vlodymyr Zelensky a deixar a Casa Branca em rutura total com Donald Trump. Durante o encontro entre os dois líderes, os ânimos exaltaram-se várias vezes, com uma troca de palavras mais acesas entre os dois, com o presidente dos Estados Unidos a acusar Zelenksy de estar a "jogar com uma Terceira Guerra Mundial" e de não estar interessado em restabelecer a paz.

Antes disso, já outro momento bastante constrangedor tinha acontecido na presença dos jornalistas norte-americanos e aconteceu quando um dos presentes surpreendeu o ucraniano ao fazer um reparo sobre a roupa casual, que é a sua imagem de marca, e que voltou a usar no encontro com Trump.

pub

"Porque é que não usa fato?", questionou perante a surpresa geral. Zelensky demorou alguns segundos a recompor-se do inusitado da situação e acabou por afirmar que quando a guerra terminasse talvez adotasse outro traje.

"Talvez algo como o que tem vestido, talvez melhor, ou talvez mais barato", disse, enquanto os presentes tentavam disfarçar o mal-estar na sala, alheios a que o tom iria continuar a escalar ao longo da última sexta-feira, dia 28 de fevereiro.

pub

A discussão entre os dois começou a subir de tom quando Zelensku afirmou que "durante uma guerra toda a gente tem problemas". "Até vocês, que têm um grande oceano. Não sentem agora, mas vão sentir no futuro, Deus vos abençoe…", afirmou, enquanto Trump reagiu de imediato, crispado.

"Não sabe nada disso. Não nos diga como nos vamos sentir. Nós estamos a tentar resolver um problema. Não nos diga como nos vamos sentir. Não está em posição de nos ditar nada, de como nos vamos sentir. Não está numa posição muito boa… Não tem as cartas. Connosco começou a ter cartas. Está a brincar com a vida de milhões de pessoas. Está a brincar com a Terceira Guerra Mundial. O que está a fazer é muito desrespeitoso para o país, para este país", dizia, enquanto o vice-presidente, Z instava Zelensky "a pedir desculpa".

pub

Uma reprimenda que foi vista como uma humilhação pública para o líder ucraniano, que mais tarde seria entrevistado pela 'Fox News' e admitiu não saber se a situação na Sala Oval foi planeada e se foi alvo de uma armadilha.

Vai gostar de

você vai gostar de...
pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub