Príncipe Henrique da Dinamarca sofre de demência
O marido da rainha Margarida II foi obrigado a afastar-se das atividades oficiais. Henrique, de 83 anos, já mostrava sinais de que não estava bem de saúde.
O príncipe Henrique, marido da rainha Margarida II da Dinamarca, foi diagnosticado com demência, anunciou esta quarta-feira a Casa Real dinamarquesa. "Após uma longa investigação e, mais recentemente, uma série de exames realizados durante o verão, a equipa de médicos do Rigshospitalet concluiu que Sua Alteza Real o príncipe Henrique sofre de demência", lê-se no comunicado. "O diagnóstico implica uma degeneração da função cognitiva do príncipe. A extensão da falha cognitiva é maior do que se esperava para uma pessoa da sua idade e pode refletir-se em mudanças de comportamento, reações, juízos de valor e emoções, portanto pode afetar a sua interação social", continua a nota.
"Após uma longa investigação e, mais recentemente, uma série de exames realizados durante o verão, a equipa de médicos do Rigshospitalet concluiu que Sua Alteza Real o príncipe Henrique sofre de demência", lê-se no comunicado.
"O diagnóstico implica uma degeneração da função cognitiva do príncipe. A extensão da falha cognitiva é maior do que se esperava para uma pessoa da sua idade e pode refletir-se em mudanças de comportamento, reações, juízos de valor e emoções, portanto pode afetar a sua interação social", continua a nota.
O príncipe consorte, de 83 anos, vai, portanto, reduzir as suas atividades oficiais "e o seu patronato e representações honoríficas irão ser avaliadas". Recorde-se que no mês passado o príncipe Henrique esteve envolto de uma polémica por se recusar a ser enterrado ao lado da mulher, a rainha Margarida II, no panteão real na catedral de Roskilde, na ilha de Zelândia no leste da Dinamarca, como é tradicional para os casais reais. Henrique é pai dos príncipes Frederico, herdeiro da coroa, de 49 anos, e Joaquim, 48.