Quem é o rei viciado em sexo que pode salvar a vida do 'chef' que cortou em pedaços o amante?
Com risco de ser condenado à pena de morte, o filho do ator Rodolfo Sancho já deve estar de olho em tudo o que faz Rama X, um dos homens mais ricos do mundo.
Um rei com mão de ferro, vingativo e que supostamente é viciado em sexo poderá ser a salvação de Daniel Sancho, o filho do famoso ator espanhol Rodolfo Sancho, que matou e esquartejou o cirurgião plástico Edwin Arrieta na semana passada, na Tailândia. Daniel Sancho, de 29 anos, arrisca-se à pior condenação pelo crime que ele já confessou: a pena de morte. Mas há um precedente para o chef livrar-se da injeção letal. Em 2016, outro espanhol, Artur Segarra, foi preso pelo assassinato premeditado, roubo, sequestro, extorsão, tortura e falsificação de documentos do empresário David Bernat na capital Banguecoque. Artur também esquartejou o corpo da sua vítima e livrou-se das partes no rio Chao Phraya. Mas a
Em 2017, Artur foi condenado à morte, dois anos depois a Suprema Corte confirmou a condenação. Não havia volta a dar, excepto... um perdão do rei. E foi isso mesmo que aconteceu.
No aniversário de 68 anos do rei Rama X, em 2020, Artur foi um dos presos que viu um alívio da pena, cumprindo agora prisão perpétua na capital tailandesa, mas o objetivo é mesmo a extradição a Espanha.
As polémicas de Rama X
O perdão a um assassino condenado é só mais uma polémica no currículo do rei da Tailândia. Maha Vajiralongkorn, de 71 anos, já fez correr muita tinta na imprensa pelos seus três divórcios polémicos e decisões autoritárias desde que chegou ao trono.
O rei da Tailândia lidera o país com mão de ferro e pune com até 15 anos de prisão às ofensas à família real. Rama X é também um dos mais ricos do mundo, com uma fortuna de cerca de 40 mil milhões de euros, e vive a maior parte do tempo na Alemanha. Mas uma das maiores polémicas à volta do rei é a sua relação com as mulheres e o harém com 20 mulheres que convivem com a rainha. A própria mãe do monarca reconheceu que o filho é obcecado por mulheres.
Uma investigação do jornalista britânico Andrew MacGregor Marshall, citada pela 'Sábado', concluiu que algumas mulheres são drogadas e colocadas à disposição do rei numa divisão chamada "sala dos prazeres". As mulheres, na sua maioria, raparigas novas que pertenceram às Forças Armadas, são sujeitas a situações semelhantes a de uma seita. Em 2019, um escândalo no harém do rei teve forte repercussão. Rama X tinha concedido o título de consorte real à sua amante favorita, Sineenat Wongvajirapakdi, uma general 33 anos mais nova do que ele, mas três meses depois destituiu-a, alegando que a jovem tentou elevar-se ao "mesmo status da rainha" Suthida, disse um comunicado oficial, citado pela 'BBC'. Sineenat acabou por ser perdoada no ano seguinte.
Outras polémicas do rei da Tailândia estão relacionadas com os seus filhos. O monarca tem sete filhos, frutos de três casamentos que terminaram em divórcio, mas nenhum foi nomeado herdeiro ao trono. A filha mais velha do rei, Bajrakitiyabha, era a grande aposta para ocupar o seu lugar, mas desde dezembro a princesa está em coma por problemas cardíacos.
O filho mais novo, de 18 anos, do casamento com Srirasmi Suwadee, é o único rapaz que ainda tem os títulos reais, mas há suspeitas de que o rei esconde o filho na Alemanha por ter autismo.
Esta semana, o filho mais velho, Vacharaesorn Vivacharawongse, regressou à Tailândia depois de ter vivido 27 anos nos Estados Unidos, banido e deserdado, o que está a criar suspeitas de uma reaproximação com a família.