Revelada a causa de morte da rainha Isabel II, quem estava ao seu lado no derradeiro momento e a que horas foi declarado o óbito
Foi revelada a certidão de óbito da rainha Isabel II, que morreu aos 96 anos no castelo de Balmoral, na Escócia.
Foi revelada a certidão de óbito da rainha Isabel II. O documento revela não só a que horas é que a morte da monarca foi declarada, mas também quem é que esteve ao seu lado até ao último suspiro.
Isabel II morreu em Balmoral, no dia 8 de setembro às 15H10, de acordo com a certidão de óbito, agora tornada pública. Ou seja, a morte da rainha aconteceu mais de três horas antes de ter sido tornada pública, às 18H30.
E a causa de morte apontada é "velhice", de acordo com o documento revelado pela National Records of Scotland, ou seja, os registos nacionais da Escócia.
Ao seu lado, até ao último suspiro, estiveram os filhos Carlos e Ana. Já se sabia que a princesa Ana tinha estado ao lado da mãe até ao fim, aliás, nos últimos tempos a única filha da monarca era uma espécie de "sombra" da mãe, acompanhando-a a todos os lugares. E foi ela precisamente que informou da morte da mãe, segundo o documento.
Com a revelação da hora da morte, é fácil constatar que quando o carro conduzido pelo príncipe William chegou a Balmoral, onde estava também os filhos da monarca André e Eduardo, bem como Sophie, a mulher de Eduardo, já a rainha tinha morrido. A morte de Isabel II aconteceu quando eles estavam a viajar de avião para a Escócia.
Já Harry, que não teve direito a boleia no avião onde viajou William, aterrou na Escócia às 18H46, já o palácio tinha revelado publicamente da morte da rainha.