
Juan Carlos, que vive há vários anos no exílio em Abu Dhabi, tem sido visto em Espanha com cada vez mais frequência. No entanto, sempre que regressa ao seu país, o rei emérito, de 86 anos, implora ao filho, o rei Felipe VI, que o deixe ficar no Palácio da Zarzuela, que continua a considerar ser "a sua casa".
Contudo, Felipe VI tem sido inflexível e a resposta é sempre a mesma: "Não". Juan Carlos tem-se visto obrigado a ficar em hotéis de luxo da capital espanhola, como o Four Seasons, apesar dos seus pedidos incessantes. Agora, o marido da rainha emérita Sofia decidiu colocar um ponto final no assunto.
"Ele está farto de implorar e de receber sempre a mesma reposta. Sente-se humilhado e não quer continuar a sentir que tem de pedir permissão à própria família", revela o jornal catalão 'El Nacional'.
"O pedido foi-lhe sempre negado pela Casa Real, devido às circunstâncias negativas em que esteve envolvido e que levam Felipe VI a querer manter a distância de forma a proteger a monarquia", explica ainda uma fonte de 'Monarquía Confidencial', acrescentando: "Juan Carlos decidiu não voltar a pedir para ficar no palácio. Só regressará à sua 'casa' se for convidado pelo filho".
A razão "oficial" dada pela Casa Real é que "o rei emérito é membro da família real mas já não desempenha um papel institucional".