
Isabel dos Santos e a irmã mais nova, Joseana, reagiram à morte do pai, José Eduardo dos Santos, depois das declarações polémicas da irmã Tchizé. "Te amo pra todo sempre, serei sempre tua filha, serás sempre meu pai. E um dia nos voltamos a ver e conversar como sempre", disse Isabel na madrugada deste sábado no Instagram.
"De pé ao teu lado/ (eu sonho em estar...)/ Na tua última hora eu queria estar ao teu lado.../ Como tu estiveste ao meu lado pra mim, desde a minha primeira hora/ Como tu tiveste ao meu lado, e me apoiaste na minha vida nos momentos mais felizes e nos momentos mais difíceis", escreveu em outra publicação.
"Tu me guiaste na vitória e na derrota./ Tu me ensinaste a ser corajosa e paciente./ Conversamos... e sempre ficamos lado a lado./ Partilhamos nossas esperanças, nossos medos e nossos sonhos./ Tu és um homem simples e de grande gentileza que tive a sorte de ter como pai", finalizou a filha mais velha de José Eduardo dos Santos.
Joseana Lemos dos Santos, a única filha do ex-presidente angolano com Ana Paula dos Santos, também voltou às redes sociais depois de mais um mês em silêncio.
"Desde o dia 23 que já não encontro o meu pai. Tenho vivido dias pesados entre rezas e visitas à UTI. A ciência faz milagre, milagre esse que permitiu que me despedisse lentamente. Até ao último momento te fizeste forte por nós", escreveu a jovem.
"Hoje vivo dias amargos em que o meu barco perdeu o seu porto seguro. Hoje vivo o vazio de não tê-lo. Hoje queria muito ser comum, para que pudesse pelo menos viver esta dor no meu âmago, em silêncio absoluto. Queria muito que hoje fosses só nosso, mas ele nunca foi um homem comum", disse ainda, agradecendo tudo o que aprendeu com o pai. "Que linda experiência vivida contigo. Guardo as lições, os abraços e o amor incondicional que partilhamos. Já ansiosa pelo nosso reencontro. Aé já, papá".
É a primeira vez que Joseana escreve em público depois das acusações da irmã Tchizé de que ela, tal como a ex-primeira-dama Ana Paula dos Santos, queria desligar as máquinas que deram suporte de vida ao pai nas últimas duas semanas.
Tchizé tem sido a voz mais forte da família nos desenvolvimentos sobre o internamento de José Eduardo dos Santos, em Barcelona. A empresária e ex-deputada fez queixa às autoridades espanholas de um suposto complô contra o pai.
"Tchizé dos Santos, filha do antigo Presidente de Angola Eduardo dos Santos, hospitalizado na Clínica Teknon em Barcelona em coma induzido, apresentou queixa junto dos Mossos d'esquadra [polícia da Catalunha] para investigar a alegada realização dos crimes de tentativa de homicídio, omissão do dever de assistência, ferimentos devidos a negligência grosseira e revelação de segredos por pessoas próximas", confirmou a advogada contratada pela segunda filha do antigo presidente, Carmen Varela, em declarações à Lusa, na semana passada.
Isabel dos Santos também esteve em silêncio nos últimos dias enquanto a segunda irmã corria às autoridades a pedir investigações.
José Eduardo dos Santos morreu esta sexta-feira, 8, em Barcelona depois de duas semanas em coma. O antigo presidente angolano vivia em Espanha desde 2017, quando deixou a presidência ao fim de 38 anos no poder. Deixou 10 filhos de seis ex-companheiras.