
A caminho de Gaza, Mariana Mortágua e Sofia Aparício detidas pelas forças israelitas
O Estado de Israel bloqueou a flotilha humanitária que está a caminho de Gaza e terá intercetado dois dos principais navios.O Estado de Israel bloqueou a flotilha humanitária que está a caminho de Gaza e terá intercetado dois dos principais navios. De acordo com Joana Mortágua, a irmã Mariana e Sofia Aparício terão sido detidas pelas forças israelitas.
Num vídeo divulgado pelo Ministério israelita dos Negócios Estrangeiros mostra alegadamente um oficial da marinha israelita a instruir a flotilha a mudar o seu curso para o porto israelita de Ashdod, "onde a ajuda passará por uma inspeção de segurança" antes de ser transferida para Gaza.
Também a flotilha Global Sumud divulgou o seu próprio vídeo com a reação do elemento do comité de direção Thiago Avila: “Vocês dizem que estamos a entrar numa zona de guerra ativa. Vocês estão a dizer que estamos a entrar num lugar onde vocês estão a cometer crimes de guerra.”
“Isso é contra o direito internacional. Mais uma vez, o Tribunal Internacional de Justiça emitiu uma decisão provisória de que qualquer tentativa de travar uma missão humanitária a Gaza é proibida pelo direito internacional, e [a flotilha] está a atender ao pedido de responsabilizá-los pelo crime de genocídio”, aponta ainda Thiago Avila.