Bronca no Festival da Eurovisão com suspeitas de fraude
A participação portuguesa ficou apenas num modesto 21º lugar, mas há uma forte polémica a envolver a organização do certame... que nada tem a ver com os NAPA.‘Wasted Love’, do cantor austríaco JJ, foi a canção vencedora da edição de 2025 do Festival da Eurovisão, que se realizou em Basileia, na Suíça. No total, a Áustria arrecadou 436 pontos, tendo vencido a votação do júri com 257 votos.
Já a prestação dos NAPA, com o tema 'Deslocado' ficou-se por um modesto 21º lugar, com apenas 50 pontos. A banda madeirense recebeu 37 pontos da votação do júri e apenas 13 pontos do televoto.
E é precisamente o televoto que está a provocar grande descontentamento entre alguns dos países participantes. A Espanha, por exemplo vai pedir uma auditoria. Tudo isto a ver com a música de Israel que só não ganhou a Eurovisão por uma 'unha negra'. Ficou num honroso segundo lugar para surpresa de tantos.
A RTVE - a emissora estatal da televisão espanhola - já apresentou uma queixa formal à União Europeia de Radiodifusão (UER), organizadora do festival, expressando preocupação com uma possível parcialidade no televoto, que, segundo a emissora pública, poderia ser "condicionada por conflitos armados".
Com a suspeita de se estar perante uma possível fraude no voto popular e questionando a imparcialidade da competição, a RTVE exige uma auditoria para investigar o televoto espanhol que deu 12 pontos a Israel, conforme avança o 'El País'.