_

- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
Polémica

"Cérebro doentio e maléfico": José Manuel Anes 'atira-se' à filha após tentativa de homicídio

Criminologista revelou que já teve alta hospitalar e que se encontra na quinta de um amigo, através de uma mensagem deixada nas redes sociais em que aborda a tentativa de homicídio da própria filha.
03 de novembro de 2025 às 21:23
José Manuel Anes aborda tentativa de homicídio da filha em mensagem nas redes sociais Flash
José Manuel Anes enfrenta ameaças da filha devido a disputas sobre casa Flash
Filha de José Manuel Anes ameaçava-o há cinco anos por casa na Costa de Caparica Flash
Ana Anes, José Manuel Anes Flash
José Manuel Anes, criminologista, esfaqueado pela filha em Lisboa Flash

Duas semanas depois da tentativa de homicídio por parte da própria filha, Ana Anes, José Manuel Anes, de 81 anos, já teve alta hospitalar e deu a novidade através das redes sociais, revelando que se encontra a recuperar na quinta de um amigo, numa mensagem em que não poupa a filha, que se encontra sob vigilância no Hospital-Prisão de Caxias.

"Depois de duas semanas na Urgência Cirúrgica do Hospital de S. José, estou agora na maravilhosa quinta de um amigo nos arredores de Lisboa, local ideal para repouso e recuperação. Estou também longe das mentiras propaladas pelo cérebro doentio e maléfico da minha filha", escreveu o criminologista na sua página de Facebook, recebendo dezenas de mensagens de apoio.

pub
Ana Anes, José Manuel Anes Foto: Flash

Inicialmente, recorde-se, tinha sido ordenada prisão preventiva para a sexóloga, de 53 anos, mas a magistrada responsável pelo caso quis aferir, em primeiro instância, a imputabilidade da arguida, que depois da tentativa de homicídio ao pai usou as redes sociais para deixar a seguinte mensagem: "Acho que deixei o meu pai sem olhos."

Quando foram revelados os detalhes do crime macabro da sexóloga e escritora Ana Anes contra o próprio pai, os primeiros indícios apontavam para um surto psicótico. Contudo, à medida que , esta ideia de "surto" parece estar cada vez mais afastada, uma vez que havia afinal um longo historial de problemas.

pub

Depois de se saber que José Manuel Anes , a 'CNN Portugal' revela que o idoso era afinal perseguido pela filha há já cinco anos, com ameaças de morte nas redes sociais.

A Polícia Judiciária e o DIAP de Lisboa apuraram que o motivo do crime não seria afinal a herança – até porque, apesar de Ana Anes acusar o pai de a excluir da herança, em Portugal pais não podem deserdar filhos – mas sim uma casa na Costa de Caparica, em Almada.

pub
José Manuel Anes enfrenta ameaças da filha devido a disputas sobre casa Foto: Flash

Ana Anes queria forçar o pai a colocar a casa em seu nome para a poder vender e ficar com o dinheiro.

Foi desde logo atirado ao chão pela filha, que a seguir o agrediu com vários murros pelo corpo todo. Depois, com uma faca, atingiu-o na cabeça, pernas, mãos e abdómen, até que, por fim, lhe pressionou os dois olhos com os dedos, deixando-o sem ver. Felizmente, Ana pensou que vinha alguém e fugiu, mas o idoso acabou por ficar sozinho, gravemente ferido, durante duas horas.

pub

Saber mais sobre

Vai gostar de

você vai gostar de...
pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub