- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
Surpresa

Chef Miguel Rocha Vieira perde negócio de milhões

É um dos chefs mais talentosos da sua geração, mas tem feito uma carreira aos ziguezagues. Em 2023, deixou dois espaços com estrelas Michelin na Hungria e apostou tudo num restaurante à beira do Tejo. Foi despedido agora.
Por João Bénard Garcia | 13 de janeiro de 2024 às 13:20
Miguel Rocha Vieira Flash
Miguel Rocha Vieira Flash
Miguel Rocha Vieira Flash
Miguel Rocha Vieira Flash
Miguel Rocha Vieira Flash
Miguel Rocha Vieira Flash
Miguel Rocha Vieira Flash
Miguel Rocha Vieira Flash
Miguel Rocha Vieira Flash
Miguel Rocha Vieira Flash

Oito meses e uma semana. Este foi o tempo que durou a experiência de Miguel Rocha Vieira à frente do restaurante 'Anfíbio', no Cais da Marinha, no novo terminal de cruzeiros de Lisboa. A notícia do seu despedimento pelo Grupo Lean Man teria passado mais ou menos despercebida do grande público, mas dá-se o caso de o chef, de 44 anos de idade, estar a dar a cara todos os sábados à noite como jurado, ao lado de Noélia Jerónimo e Diogo Rocha, no concurso de talentos culinários da RTP1: 'MasterChef'.

pub

Recorde-se que este despedimento de Miguel Rocha Vieira do 'Anfíbio' ocorre depois do conceituado chef se ter afastado de dois restaurantes que geria em Budapeste, a capital da Hungria. Mais: o jurado do programa da estação pública conquistou e manteve duas estrelas Michelin, uma por cada um dos espaços – Costes e Costes Downtown –, onde esteve em exclusivo durante cinco anos.

Poucos meses depois da abertura do 'Anfíbio', Bernardo Delgado, CEO do Grupo Lean Man, que venceu a concessão do restaurante e de três quiosques no cais dos cruzeiros, com um investimento de 3,5 milhões de euros, considerou que a equipa liderada por Miguel Rocha Vieira não tinha atingido os objetivos estipulados e rescindiu-lhe o contrato. A 'TV Guia' tentou entrar em contacto com o conhecido chef, mas este esteve sempre incontactável.

pub

Entretanto, o concessionário já arranjou substituto para Miguel Rocha Vieira e quem toma conta dos fogões do 'Anfíbio', desde 2 de janeiro, é o empresário Olivier da Costa, líder do grupo Olivier (com restaurantes como 'Yakuza', 'Guilty', 'Seen', 'KOB' e 'XXL', em Portugal e no estrangeiro). O 'Anfíbio' abriu a 24 de abril, com o conceito de "novo ecossistema alimentar" de Lisboa.

pub

Grave para Miguel Rocha Vieira, recorde-se, foi mesmo a pandemia da Covid-19, que o fez relativizar tudo: "Fiquei fechado durante 90 dias com o meu filho mais velho, no apartamento em Budapeste, com a paranoia de que, se me acontecesse alguma coisa, o que aconteceria ao puto? Passa-nos tudo pela cabeça."

Vai gostar de

você vai gostar de...
pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub