Colesterol, aliado ou inimigo? Três sociedades médicas apresentam queixa contra Manuel Pinto Coelho
Uma reportagem sobre o novo livro do conhecido médico está no centro de um debate que tem tudo para se transformarnuma imensa polémica.O apelo feito por três sociedades médicas aos doentes é claro: não deixem a medicação. Vem isto a propósito de Manuel Pinto Coelho considerar o colesterol um “aliado” à qualidade de vida e negar a eficácia das estatinas.
Além deste apelo, as três mesmas sociedades médicas - que são a Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), a Sociedade Portuguesa de Aterosclerose (SPA) e a Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH) - tencionam apresentar uma queixa formal contra o referido médico ao Conselho Disciplinar da Ordem dos Médicos, solicitando ainda "a reposição da verdade científica".
Esta queixa conjunta surge na sequência de uma reportagem da TVI sobre o novo livro de Manuel Pinto Coelho, 'Colesterol - Mitos e Realidade', que considera que o ensaio clínico que declarou o colesterol o principal inimigo das doenças do coração, “é a maior fraude da História da Medicina”.
Depois da intenção das três sociedades médicas apresentarem queixa contra o médico, Pinto Coelho já reagiu. Em nota enviada à agência Lusa, o médico diz-se “disponível para debater com todos os colegas, com a humildade e a elevação que decorre do Código Deontológico da Ordem dos Médicos”.
E acrescenta: "O debate não se faz de queixas à Ordem dos Médicos e a tramitação de queixas não serve para conduzir um debate de opiniões”, opina enquanto reforça: “O que escrevi e escrevo nos meus livros decorre de 53 anos de prática clínica.”