_

- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
Homenagem

Com a morte de Francisco Pinto Balsemão, as incertezas e o futuro do império recaem sobre o filho Francisco Pedro, com riscos no horizonte. E agora?

Entre negociações com o grupo da família Berlusconi e os prejuízos de milhões, o que irá acontecer a Francisco Pedro Balsemáo, que assumiu o legado do pai e que foi subindo na estrutura da Impresa até chegar a CEO, mas também dos outros filhos e da matriarca Tita Balsemão.
Por FLASH! | 29 de outubro de 2025 às 17:50
Francisco Pedro Balsemão assume legado na Impresa com apoio familiar Foto: Pedro Catarino
Francisco Pedro assume legado na Impresa, com aval familiar Flash
Francisco Pedro, CEO da Impresa, fala sobre legado familiar e desafios Flash
Daniel Oliveira, Francisco Pedro Balsemão Flash

Francisco Pinto Balsemão partiu aos 88 anos de idade mas sem perder o controlo do grupo Impresa, o império de comunicação que construiu de raiz e que é dona da SIC e do semanário 'Expresso'. Porém, há novos desafios no horizonte e coloca-se a questão de quanto tempo mais irá permanecer a empresa nas mãos da família Balsemão, com as contas a mostrarem-se difíceis de sustentar por muito mais tempo. Será este o fim do Império?

Há cerca de um mês surgiram as notícias das negociações com a família de Sílvio Berlusconi para a venda de uma "participação relevante" da empresa. Urge uma solução. No ano passado, a Impresa registou um prejuízo de 66,2 milhões de euros. A concretizar-se o negócio com o grupo MFE - MediaForEurope, dos Berlusconi, haverá uma mudança de poder dentro do grupo deixado por Francisco Pinto Balsemão, cujo CEO é o filho mais novo Francisco Pedro Balsemão, com o risco do clã perder o domínio da empresa.

pub

"Face às notícias divulgadas na comunicação social, a Impresa informa que lhe foi comunicado pelo seu acionista maioritário que este se encontra a desenvolver contactos, em exclusividade, com o grupo MFE com vista à avaliação de potenciais operações societárias para a aquisição de uma participação relevante na Impresa, embora não exista, nesta data, qualquer acordo vinculativo entre o acionista e a MFE para o efeito", avançou a Impresa em comunicado enviado à CMVM, no final de setembro.

Neste cenário, o que irá então acontecer a Francisco Pedro, que que assumiu o legado do pai e que foi subindo na estrutura da Impresa até chegar a CEO, e também aos outros filhos, alguns deles com posições na SIC. “O que está para trás é importante, naturalmente, mas o que interessa é sempre olhar para frente. Criar é muito importante”, foi um dos legados deixados aos filhos e aos netos. O malogrado Francisco Pinto Balsemão nunca se acomodou ao berço de ouro em que nasceu. Pelo contrário, ter nascido numa família abastada era para ele uma responsabilidade acrescida.

pub

Os seis herdeiros – a mulher, Tita Balsemão, e os cinco filhos, Mónica, Henrique, Francisco Maria, Joana e Francisco Pedro – dão mostras de estarem mais unidos que nunca. Terão agora de respeitar o testamento deixado pelo patriarca e dividir o património que rondará os 40 milhões de euros, entre aplicações financeiras, contas bancárias e imóveis – o mais luxuoso, a casa da família, na exclusiva Quinta da Marinha, em Cascais. Para além da receita com a venda do palacete na Lapa e com Francisco Pinto Balsemão a aumentar o seu património há apenas três semanas, com a valorização das ações da Impresa em 6,3 milhões de euros, na Euronext Lisboa.

pub

A isto há a juntar ainda o possível encaixe com o possível negócio da venda de uma "participação relevante" da Impresa, mas a que preço? Se perderem o controlo do grupo fundado pelo magnata da comunicação, poderá ser um valor demasiado elevado.

Saber mais sobre

Vai gostar de

você vai gostar de...
pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub