Como é possível tanta miséria?! Helena Laureano à espera de 300 euros de apoio social para sobreviver
Sem trabalho na TVI, vítima de violência doméstica, atriz chora na TVI por uma oportunidade. "É dramático", assume.
Helena Laureano, de 54 anos de idade, vive dias terríveis. Um verdadeiro drama social. A atriz, com um carreira sólida no cinema e na televisão – as suas últimas aparições foram em 'Golpe de Sorte' e 'Patrões Fora', ambos projetos de ficção da SIC –, "chorou" agora no ombro de Manuel Luís Goucha, na TVI. "Eu queria mesmo era trabalhar, porque a vida... Já tentei pôr umas moedas num vaso com areia, mas não dá", lamentou a antiga miss, acrescentando: "Nós, atores, vivemos da representação. Alimenta-nos a alma. Mas, neste momento, já não é só para alimentar a alma, é para pagar as minhas contas. E quando chegamos a este ponto, é dramático! É mesmo uma questão de sobrevivência. E acreditar que sou atriz... Não percebo."
Com a fama de criar o caos no trabalho e entre os colegas, pela sua personalidade vincada, Helena Laureano prefere contornar o assunto com uma simples frase: "O problema é que eu digo as coisas cara a cara." Há dias, veja-se bem o drama social, a atriz de Sesimbra deu baixa dos recibos verdes para poder candidatar-se ao apoio social do Estado. Espera ansiosamente que possa vir a receber, depois dessa aprovação, 300 euros por mês. Em nome da sobrevivência.
Em frente a Manuel Luís Goucha, Helena Laureano não fugiu a nenhum tema e, emocionada, abordou ainda a violência doméstica de que foi alvo em 2012. Nessa altura, encontrava-se a gravar a novela 'Rosa Fogo', para a SIC. O pior episódio aconteceu numa viagem a Cabo Verde com o então namorado. "Não fiz queixa dele, fui para o hospital e não quis ser cosida. Fiquei com um rasgão na nádega esquerda. Passadois dois dias, estava com ele nas salinas... Já passou, já perdoei."