Conheça Noa, a bebé que não conseguiu o medicamento milagre da pequena Matilde
Tem apenas 10 meses de idade e há seis que vive num quarto de hospital. Tal como a pequena Matilde, também Noa tem atrofia muscular espinhal e precisa do medicamento mais caro do mundo.
Matilde Sande, a bebé de dois meses e meio que motivou uma onda nacional de solidariedade para angariar os dois milhões de euros necessários para tratar da Atrofia Muscular Espinhal (AME), uma doença degenerativa, iniciou hoje o tratamento milagre. Agora, depois da alegria de se ter conseguido reunir o dinheiro necessário, Portugal toma conhecimento do caso da pequena Noa, uma outra bebé, que está internada há seis meses nos cuidados intensivos do Centro Hospitalar e Universário de Coimbra. Também esta menina, de apenas dez meses de vida, precisa do medicamento. Tal como Matilde, também Noa s
Agora, depois da alegria de se ter conseguido reunir o dinheiro necessário, Portugal toma conhecimento do caso da pequena Noa, uma outra bebé, que está internada há seis meses nos cuidados intensivos do Centro Hospitalar e Universário de Coimbra. Também esta menina, de apenas dez meses de vida, precisa do medicamento.
Contudo, a família de Noa tem por objectivo não a compra do Zolgensma, que tem um preço de dois milhões de euros, mas a ajuda em outros tratamentos. Aguardam a recuperação da bebé com recurso a um outro medicamento, o Spinraza para mais tarde, então sim, ser submetida ao tratamento do referido medicamento.
Dados da autoridade do medicamento INFARMED indicam que há neste momento 14 doentes com atrofia de tipo 1 a serem tratados com o Spinraza.