- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
Polémica

E agora? À beira de perder tudo, com divórcio a decorrer, os próximos passos de José Castelo Branco

Caso avance o pedido de divórcio, José Castelo Branco perde o direito a tudo. Saiba quais são os passos seguintes para o marido de Betty Grafstein.
15 de maio de 2024 às 12:33
Casamento de Betty Grafstein e José Castelo Branco Foto: Abel Dias
Casamento de Betty Grafstein e José Castelo Branco Foto: Abel Dias
Casamento de Betty Grafstein e José Castelo Branco Foto: Abel Dias
Casamento de Betty Grafstein e José Castelo Branco Foto: Abel Dias

José Castelo Branco, de 61 anos de idade, está acusado pelo crime de violência doméstica por Betty Grafstein, com quem está casado há 28 anos. O marchand d'art terá de usar pulseira eletrónica, com um sistema de georreferenciação, e está proibido de aproximar-se de Betty, a menos de 1 km de distância.

Sem trabalho e sem dinheiro, José Castelo Branco anda desespera com perda de rendimentos após marcas cortarem contratos. O marchand d'art viu os seus poucos laços profissionais serem cancelados. Quando saíram as primeiras notícias de que Castelo Branco estava a ser acusado de violência doméstica contra Betty Grafstein, de 95 anos de idade, a primeira empresa a cortar de forma oficial com o socialite foi a Feira dos Sofás.

pub

Seguiu-se a Prozis, empresa ligada aos suplementos alimentares, com fortes ligações a Castelo Branco, também cortou com as parcerias que a associavam ao marido de Betty Grafstein.

Caso avance o pedido de divórcio, Castelo Branco perde o direito a tudo. As propriedades estão em nome de Betty e o dinheiro é igualmente da milionária. Casados com separação de bens, apenas em caso de morte de um dos cônjuges se mantèm o direiro à herança, como é explicado pela mediática advogada Susana Garcia, no 'Dois às 10', da TVI. "Às vezes as pessoas pensam, 'se ele é casado com ela com separação de bens, ele não é herdeiro de nada'. Era o que mais faltava, claro que é", afirmou, explicando de seguida que se um cônjuge morrer, a herança é dividida pelo viúvo ou viúva e pelos filhos, ainda que a divisão seja depois feita "com influência do regime económico matrimonial".

pub

Agora, e de acordo com declarações da advogada Poliana Ribeiro à CMTV, José Castelo Branco tem 30 dias para contestar o processo de divórcio. "Quando o réu, sobre quem recai o processo de divórcio, é arquido num processo de violência doméstica ou já foi condenado por esse mesmo crime é dispensado um passo no processo. Isto é, sempre que alguém intenta um divórcio sem consentimento do outro cônjuge (antes considerado divórcio litigioso), o primeiro passo obrigatório é sempre uma conferência que o juiz marca entre ambos, conferência essa que tem como finalidade conciliar os cônjuges, fazer com que não se divorciem", começa por explicar a causídica.

pub

"Quando está em causa uma vítima de violência doméstica este passo é ultrapassado, passa-se ao segundo que é o facto do réu, neste caso o José Castelo Branco, será citado para, no prazo de 30 dias, contestar a ação que lady Betty que lhe terá intentado de divórcio", esclarece ainda Poliana Ribeiro.

José Castelo Branco já veio afastar a possibilidade de divórcio, sem esconder a indignação. "Divórcio? Isso não faz sentido nenhum. O meu casamento é reconhecido em Portugal e nos Estados Unidos. As pessoas não sabem o que dizem. Já estou cansado de tanta invenção", afirmou em declarações à 'Nova Gente'.

pub

Entretanto, José Castelo Branco já veio afastar a possibilidade de divórcio, sem esconder a indignação. "Divórcio? Isso não faz sentido nenhum. O meu casamento é reconhecido em Portugal e nos Estados Unidos. As pessoas não sabem o que dizem. Já estou cansado de tanta invenção", afirmou em declarações à 'Nova Gente'.

Vai gostar de

você vai gostar de...
pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub