Já se desentenderam! A difícil relação de Cristina Ferreira e José Eduardo Moniz na TVI: "Ele gosta de ter o controlo de tudo"
Com menos poder desde a entrada do novo diretor-geral, a apresentadora vê agora as suas ideias a serem postas em causa pelo homem que lhe deu a oportunidade de fazer o 'Você na TV' ao lado de Goucha.
José Eduardo Moniz é o homem que pegou na TVI quando a estação já "estava morta", em 1998. Visionário e corajoso, conseguiu em pouco anos transformá-la no canal líder em Portugal. Por isso, o seu regresso a Queluz de Baixo é visto com grande expectativa. Mas o jornalista só aceitou voltar ao lugar onde já foi tão feliz e bem sucedido com uma condição: a última palavra será sempre dele.
Isto implica que as funções de Cristina Ferreira, diretora de Ficção e Entretenimento, estejam sob a alçada do homem forte da estação. Ela não poderá pôr e dispôr como até aqui. Terá sempre que dar uma satisfação a Moniz. Assim sendo, parece que já houve um pequeno desentendimento entre os dois. "Só quem não conhece o Zé Eduardo é que pode pensar o contrário. Ele gosta de ter o controlo de tudo, seja do entretenimento, ficção ou informação", explica uma fonte à revista 'TV Mais'.
Um dos assuntos que mais tem estado em cima da mesa é a próxima novela da TVI, 'Rua das Flores': "A ideia inicial da Cristina mereceu algumas críticas de Zé Eduardo e tiveram de afinar algumas pontas para chegarem ao produto final como o vamos conhecer. Foi um assunto mais delicado", avança a fonte à revista já referida.
A mesma publicação refere que a contratação de José Eduardo Moniz foi uma escolha de Mário Ferreira, presidente da TVI. "Ele é o preferido de Mário Ferreira. O convite foi feito há muito tempo, creio que no final do verão, e as negociações prolongaram-se durante meses", revela um amigo de José Eduardo Moniz.
Mas há mais: "É uma casa que conhece bem e já esteve neste lugar [entre 1998 e 2009]. Ele ficou mais recetivo ao convite de Mário Ferreira e as negociações intensificaram-se depois de ter saído do Benfica [onde era vice-presidente]." Mas diz ainda a mesma fonte que apesar de ter perdido poder, Cristina Ferreira e o novo diretor-geral têm uma boa relação: "A Cristina até foi uma das pessoas que apoiou o regresso de Moniz. Os dois têm tido algumas reuniões fora da TVI e também da Plural."