Jornalista da SIC surpreende ao falar da sua luta contra o cancro
Ana Patrícia Carvalho falou pela primeira vez de um drama pessoal que viveu no maior recato: "Pode dizer-se que fui alvo de negligência médica"
Ana Patrícia Carvalho, que os portugueses conhecem sobretudo como pivô da SIC Notícias, esteve ontem, 27, à conversa com Júlia Pinheriro no programa da tarde da estação de Paço de Arcos.
Foi com surpresa que a jornalista falou abertamente da luta que travou contra uma doença que poderia ter consequências mais dramáticas, caso não fosse diagnosticada a tempo: "Eu tive uma altura em que tive uma baixa imunitária muito grande e tinha a minha média que sabia que alguma coisa estava errada mas não se chegava lá", começou por contar nesta conversa com a apresentadora do programa 'Júlia'.
E continuou a recordar: "Andámos ali às voltas durante um período. Pode dizer-se que fui alvo de negligência médica. Depois, fui procurar uma segunda opinião e foi-me logo diagnosticado… descobrimos que eu tinha células cancerígenas malignas no colo do útero que teriam que ser retiradas", avançou no seu relato.
Admitiu Ana Patrícia Carvalho:"Senti-me uma espécie de alien.. Aconteceu porque a imunidade baixou? Enfim, sobretudo porque perdi os meus avós com cancro. Tudo o que seja falar de coisas malignas, para alguém que já lidou com esta doença que nos deixa impotentes, que nos coloca ali um travão", explicou.
E continuou já em jeito de conclusão: "Fiz a primeira intervenção, mas a doença continuou. Tinha uma prevalência grande. A isto estava associado um vírus, o HPV, o Papilomavírus Humano (HPV) que é da máxima importância e ainda tem um desconhecimento, uma desinformação. Eu diria até um estigma e um preconceito".