Marcelo Rebelo de Sousa dá sopa a doentes
O Presidente da República visitou as urgências do Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, como voluntário e ajudou a cuidar dos doentes na véspera do debate sobre eutanásia.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, de 67 anos de idade, "despiu" o fato de Presidente para vestir a bata de voluntário, nas urgências do Hospital São Francisco Xavier. A tarde desta terça-feira teve um sabor especial para alguns dos doentes internados nas urgências da unidade hospitalar do Restelo com quem Marcelo conversou, cuidou e deu a sopa do jantar. A senhora Maria teve alta do hospital mas não a foram buscar. "Ainda bem", disse ela enquanto engolia mais uma colher de sopa pela mão Presidente da República. Também a senhora Lurdes ficou agradavelmente surpreendida com a presença de Marcelo Rebelo de Sousa. A visita ao São Francisco Xavier não constava na agenda oficial do Presidente e foi marcada para a véspera
A senhora Maria teve alta do hospital mas não a foram buscar. "Ainda bem", disse ela enquanto engolia mais uma colher de sopa pela mão Presidente da República. Também a senhora Lurdes ficou agradavelmente surpreendida com a presença de Marcelo Rebelo de Sousa.
O Presidente já fez trabalho de voluntariado, durante alguns anos, numa unidade de cuidados paliativos. Marcelo Rebelo de Sousa já defendeu publicamente que não há nada mais forte que o coração de um voluntário. Sobre a eutanásia, Marcelo esquivou-se na altura que foi questionado justificando que, até então, não havia qualquer proposta em concreto.
Na véspera do debate chegar ao plenário da Assembleia da República, o Presidente deu um sinal político ao visitar um hospital público. O Parlamento debate esta quarta-feira uma petição a favor da despenalização da morte assistida.