'Masterchef' do poder: Macron e Montenegro apreciam do bom e do melhor no restaurante do chef Rui Paula
Dois líderes políticos almoçaram juntos no coração do Porto, durante a visita de Estado do Presidente francês a Portugal.O Presidente francês, Emmanuel Macron, e o Primeiro-Ministro português, Luís Montenegro, aliaram a diplomacia à gastronomia nesta sexta-feira, dia 28 de fevereiro. No segundo e último dia da visita de Estado a Portugal, os dois líderes almoçaram no restaurante DOP, do prestigiado chef Rui Paula, situado no Largo de São Domingos, no Porto.
O chef, jurado no 'MasterChef Portugal', não escondeu o orgulho em receber tão ilustres convidados. Partilhou o momento nas suas redes sociais com a seguinte legenda: "Foi com um enorme e genuíno prazer que recebi o nosso Primeiro Ministro e o Presidente Francês em nossa casa, o Dop! Pessoas de uma elegância simples e verdadeira educação. Foi uma honra, obrigado".
Antes do almoço, Macron foi recebido com Guarda de Honra por Luís Montenegro na Câmara do Porto e recebeu das mãos de Rui Moreira, Presidente da Câmara da Invicta, as Chaves da Cidade, alto galardão que distingue personalidades que tenham elevado o nome da cidade e do país, como símbolo da amizade que une os dois países. O momento sublinha a importância das relações entre os dois países, numa visita histórica – a primeira de um presidente francês a Portugal em 26 anos, desde Jacques Chirac, em 1999.
À saída do restaurante, o líder do Palácio do Eliseu cumprimentou e tirou fotos com dezenas de visitantes, num momento que fez lembrar a típica proximidade e carisma do Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, ausente no segundo dia da visita de Estado de Macron ao nosso país.