- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
Polémica

Nova bronca: Jorge Gabriel acusado de racismo por vários atores depois de se mascarar de africano

O apresentador e a RTP estão a ser alvo da ira não só do público como de vários atores conhecidos do panorama nacional. Saiba o que aconteceu.
14 de janeiro de 2025 às 12:36
Jorge Gabriel e Sónia Araújo Flash
Jorge Gabriel Flash
Sónia Araújo e Jorge Gabriel Flash
Sónia Araújo e Jorge Gabriel Flash
Jorge Gabriel Flash
Jorge Gabriel Flash
Jorge Gabriel, Sónia Araújo Flash
Jorge Gabriel, Sónia Araújo Flash
Jorge Gabriel, Sónia Araújo Flash

A emissão de 'Praça da Alegria', da RTP, do passado dia 6 de janeiro, Dia de Reis, está a causar uma enorme polémica nas redes sociais.

Tudo começou com uma denúncia do ator Marco Mendonça, que já participou em diversas novelas, como 'Amor Maior', 'A Impostora' ou 'Mar Salgado'.

pub

O ator moçambicano expressou a sua indignação por Jorge Gabriel estar de 'blackface', o termo usado para descrever indivíduos caucasianos a usarem maquilhagem para fingirem ser de origem africana. Jorge Gabriel estava mascarado do rei mago Baltazar.

jorge gabriel Foto: Flash

'... mas de certeza que não foi por mal'. 90% do racismo que experienciei na vida "não foi por mal". As microagressões que pessoas racializadas sofrem diariamente - muitas vezes sem se aperceberem - também não são por mal. Os estereótipos que se reproduzem, seja numa conversa privada ou num espaço público, também nunca são por mal. Nunca é por mal, mas o mal propaga-se, fere e corrói, ainda assim. Mesmo não sendo por mal, faz mal", começou por escrever.

pub

'Não foi mesmo para ofender', mas quem decide o que é ofensivo? Tu? Depois do blackface, depois do insulto, depois da microagressão, depois da sexualização, depois da desumanização, não serve de absolutamente nada dizer que 'não foi por mal'", continuou.

"Mas talvez sirva de alguma coisa, RTP, antes de apagar os posts e cortar o apresentador das fotos, assumir o erro e, se houver grandeza de espírito, garantir que serão feitos esforços para que não volte a acontecer, principalmente num canal público. Ainda vamos a tempo de, em 2025, trocar o "não era para ofender" por "desculpa se ofendi, vou tentar ter mais atenção", rematou.

Marco Mendonça Foto: Flash
pub

Nos comentários, vários foram os atores conhecidos do grande público a demonstrar o seu apoio, como Jorge Corrula, Benedita Pereira ou Mafalda Castro.

Tal como Marco Mendonça afirmou, a RTP apressou-se a apagar as fotografias da página oficial de Instagram da 'Praça da Alegria', mas os utilizadores mais atentos fizeram questão de expressar à mesma a sua indignação nos comentários e muitos garantiram que fizeram queixa à Provedora do Telespectador, Ana Sousa Dias.

"Vamos fazer o seguinte: querem homenagear uma personagem negra? Convidem uma pessoa negra para o fazer. É simples", sugeriu um telespectador.

pub

Vai gostar de

você vai gostar de...
pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub