Outra vez? David Carreira volta a ser acusado de plágio
É a terceira vez que o filho de Tony Carreira vê o seu nome envolvido numa questão de direitos de autor. O pai também já passou pelo mesmo e admitiu o erro.
Depois de ver-se envolvido numa polémica na Justiça por ter publicado um vídeo em que sai do carro em movimento, David Carreira tem de enfrentar outra acusação, a de plágio.
Em causa está a nova canção do filho de Tony Carreira 'O Problema É Que Ela É Linda', que conta com a participação do Deejay Télio e Mc Zuka.
O cantor de 27 anos idade está a ser acusado pelos fãs de copiado o tema 'Foda é que ela é linda' do grupo brasileiro 3030 em parceria com Tifli CamCam. De notar que o nome desta canção é o refrão do novo sucesso de David Carreira.
Não é a primeira vez que David é acusado de plágio. Em dezembro de 2015, João Pequeno e Player acusaram o cantor de ter usado partes da letra dos temas 'Dias Cinzentos' e 'Verdade ou Consequência' na música 'Acabou', em que canta em dueto com Ana Free. E dois anos antes o 'single' de apresentação do seu novo trabalho, 'A Força Está em Nós', tinha feito correr muita tinta, e não apenas pela participação especial de Snoop Dogg. Na altura, falou-se sobretudo das semelhanças com 'Tom's Diner', um tema da cantora norte-americana Suzanne Vega. Neste caso, o filho de Tony Carreira quis esclarecer a polémica, em declarações à TVI24: "É plágio quando não tens autorização do autor para usares o 'sample'. E, neste caso, temos autorização da Suzanne Vega".
MULTA E RESPOSTA DA PSP
A nova canção de David Carreira tem ainda duas questões com a Justiça. Primeiro, o cantor quis demonstrar a sua felicidade por chegar ao primeiro lugar do top imitando Drake: sai do carro em movimento e faz a coreografia da sua canção.
O vídeo foi publicado no Instagram e logo recebeu críticas. No último fim de semana, as autoridades confirmaram ao 'CM' que a publicação estava a ser investigada e que poderia chegar a uma multa de 300 euros.
Mas o problema não ficou por aí. A PSP respondeu esta terça-feira, 14, com um vídeo publicado no Facebook em que imita David Carreira e alerta para a infração.
Além disso, a polícia considera agora que as imagens do veículo da PSP no videoclipe de 'O Problema é Que é Linda' são desrespeitosas. Um porta-voz da polícia declarou à TVI 24 que a instituição não se revê no vídeo de David Carreira.
"É desrespeitoso. Não nos revemos naquelas imagens e, por isso, queremos ao máximo demarcarmo-nos daquele tipo de comportamento", destacou o porta-voz, referindo que o refrão do tema, "A F*** é Que Ela é Linda", não foi comunicado à corporação.
"Recebemos a letra e em nenhuma parte estava a palavra 'f***', mas sim 'problema'", acrescentou.
Enquanto às polémicas à volta do vídeo só crescem, a audiência do canal do cantor no YouTube também. 'O Problema é Que Ela é Linda' já conta com mais de um milhão de visualizações.