Pedidos de desculpa sucedem-se! Agora é a vez de Tânia Ribas de Oliveira mostrar arrependimento por entrevista a neonazi
A apresentadora de 'A Nossa Tarde' refere diretamente a família de Alcino Monteiro.
"Quem me conhece sabe que sou uma pessoa de palavras mas, mais importante ainda, de palavra". É assim que Tânia Ribas de Oliveira começa a pedir desculpas a todos os que se sentiram ofendidos pela sua entrevista a um conhecido líder neonazi, condenado a dois anos de pena suspensa pelas agressões que levaram à morte de Alcino Monteiro, em 1995.
A entrevista a Nuno Cláudio Cerejeira e à companheira, Cláudia, foi emitida pelo programa 'A Nossa Tarde' no passado dia 24 de outubro e foi denunciada esta terça-feira, 5, pela SOS Racismo. A RTP justificou a escolha dos convidados afirmando que foi uma sugestão da Fundação Ronald McDonald e por isso não fez nenhuma pesquisa sobre o casal. Mas a apresentadora, Tânia, quis justificar-se também esta quarta-feira, 6.
"Ontem, 'A Nossa Tarde' emitiu um comunicado e eu sinto que devo também, em nome pessoal, pedir desculpa pelo nosso erro enquanto equipa. Assumimos a nossa ingenuidade e até a nossa ignorância. Assumimos a nossa responsabilidade, a nossa tristeza e pedimos desculpa. Mas não poderemos nunca identificar-nos com qualquer comentário que nos relacione com quaisquer ideais que não sejam os da Igualdade, da Tolerância e do Amor. Isso, não. Como cidadã, como mulher e como mãe, abraço agora a família e amigos de Alcino Monteiro. Hoje estamos novamente no ar, às 15h, com a humildade que nos caracteriza", continuou Tânia nas suas redes sociais.
Nuno Cláudio Cerejeira é sobrinho-neto do cardeal Cerejeira, do Estado Novo, proprietário do Club 38 - estabelecimento conhecido pelos encontros de grupos de extrema-direita, vocalista dos BiBo (Blood in Blood out), e ainda ligado aos Hammerskins Portugal e a Nova Ordem Social, bem como é um dos condenados nas agressões racistas de 1995 e investigado noutros casos de agressões. No programa da RTP, foi convidado para falar sobre os filhos bebés, trigémeos.