Por esta ninguém esperava. Como Joana Marques mudou a vida de Manuel Luís Goucha
Nem Rui Oliveira consegue o que Joana Marques convenceu Goucha a mudar.
Manuel Luís Goucha sempre disse que não gosta muito de sair com grupos, não tem muitas amizades íntimas na televisão (à excepção de Júlia Pinheiro), nem gosta de jantares longos. Mas Joana Marques parece ter convencido o apresentador a sair do esconderijo para uma rotina social.
Em entrevista a Rui Maria Pêgo, no podcast 'Debaixo da Língua', Goucha comentou que não sai muitas vezes para almoços de grupo com o marido, Rui Oliveira. "Eu nao aguento mais de duas horas numa mesa", disse, acrescentando que protege o seu espaço.
Mas com Joana Marques tem saído. "Adoro a Joana Marques e o Daniel [Leitão]. Nós, aliás, temos um grupinho de seis que jantamos regularmente. Estou muito moderno porque nunca saia de casa para jantar. Mas agora janto com parcimónia, vou saindo", afirmou, entre risos.
Goucha aproveita também para atualizar a amiga e dar "material" para o programa 'Extremamente Desagradável' sempre que percebe que um dos seus convidados pode ser gozado pela humorista. "Já ligo para a Joana Marques a dizer: 'Vai ver que tens material'", afirmou. "Mas a minha mãe [Júlia Pinheiro] acho que também faz isso", completou Rui Maria Pêgo.
A amizade de Joana Marques e Goucha é recente, mas era um desejo antigo da humorista, de 38 anos, que nunca escondeu a admiração pelo apresentador.
Recentemente, Joana foi questionada por Cristina Ferreira, no 'Dois às 10', sobre como começou a ligação dos dois. "Como te tornas amiga do Goucha?", perguntou Cristina. "Foi um acidente, mas um acidente que eu muito esperava, porque na fase em que via intensamente televisão adorava-o", disse Joana.
"Na altura era o programa dos dois, era o 'Você na TV'. Lembro que foi um ano em que comecei a ter aulas à tarde e de repente as manhãs eram um sítio onde não se passava nada [...] Comecei a ver aquilo e pensei: 'O Goucha tem graça', que era uma ideia que eu não tinha dele. Tinha ficado o Goucha lá atrás, de bigode e muito sério. Foi isso que me fascinou, o lado muito engraçado dele. Comecei a segui-lo avidamente. Ninguém me percebia na escola. Imagina eu, com 16 anos, a dizer que via o 'Você na TV'. Era uma ave rara", lembrou.
"E muitos anos mais tarde acabei por conhecê-lo, nomeadamente quando vim aqui. Ele mandou-me uma mensagem quando eu gozei com ele, porque é também das tais pessoas que não se levam a sério. Foi uma entrevista que ele fez ao Rui e ele não sabia nada [...] Ele reagiu muito bem a isso e disse: 'Vamos jantar um dia'. Não foi daquelas pessoas que dizem isso e depois nunca se concretiza, era mesmo um convite verdadeiro, e lá fomos e demo-nos muito bem, apesar de termos não sei quantos anos de diferença [...] É uma amizade improvável, com 30 anos de diferença, mas considero-nos muito parecidos. Eu não percebo nada de signos mas ele diz que temos o mesmo signo e o mesmo ascendente", explicou.