
Rui Veloso com novo disco em 2017
Músico e cantor deverá quebrar hiato de onze anos.
Com o último disco de estúdio ‘Espuma das Canções’ lançado em 2005 Rui Veloso deverá interromper o hiato de onze anos já em 2017. O músico revelou ao 'Correio da Manhã' que está a preparar novas composições e que deverá lançar um novo disco de originais já no próximo ano. As canções terão a assinatura de vários autores convidados, entre os quais Miguel Araújo e Boss AC.
"Já tenho muitas coisas feitas. O Boss AC, por exemplo, já tem algumas letras escritas, mas tudo isto tem sido um processo algo lento porque eu sou um gajo à moda antiga", conta Rui Veloso que garante não sentir qualquer pressão para gravar. "A minha finalidade não é fazer discos. É viajar, estar com a minha família, com os meus amigos e viajar. Para o ano vou fazer 60 anos e há muitas coisas que pretendo fazer, entre elas uma viagem pelos EUA".
A gravar desde 1980, Rui Veloso não esconde, de resto, algum desalento pelo estado da indústria e do mercado. "Eu já nem sei se vale a pena gravar discos. Atualmente, há muitos músicos que lançam uma canção de cada vez", lembra.
Mais longe do estúdio, Rui Veloso não tem, no entanto, deixado de dar concertos, a tocar e a cantar as suas canções de sempre. "Tenho 59 anos e um público que quer sempre ouvir as canções antigas. Sofro da síndrome dos sucessos grandes e estou um pouco prisioneiro deles. Há músicas que ando a tocar há 35 anos, mas o palco é uma coisa bestial".
Recorde-se que Rui Veloso lançou no final do ano passado um ‘best of’, então com os dois primeiros temas inéditos em dez anos, ‘Romeu e Juliana’, composto pela dupla João Monge/João Gil e ‘Do Meu País’, uma homenagem ao amigo poeta moçambicano Eduardo Costley-White.