Sem "comida para pôr na mesa", família de Rúben Dias obrigada a bater à porta de um padrinho e pedir dinheiro emprestado
O internacional português vive hoje uma vida milionária, mas não esquece as dificuldades de um passado ainda recente. As confidências feitas a Cândido Costa.Rúben Dias, além de ser uma das estrelas da Seleção Nacional de Futebol, é jogador do Manchester City. À conta do seu talento, trabalho e dedicação, o atleta não tem hoje quaisquer problemas financeiros. Não é obrigado a fazer contas à vida nem tem de se preocupar com o final do mês.
Mas nem sempre foi assim, conforme revela em conversa com Cândido Costa para o Canal 11. Durante uma viagem de carro até ao estádio do clube inglês, Rúben Dias assume que no passado já passou tempos muito difíceis: "A certa altura a coisa apertou e ficamos com a corda na garganta", começa por recordar.
"Estava-nos a faltar condições, estávamos na 'red line' para ter comida para pôr na mesa. A minha mãe, que trabalhava numa loja de roupa de cama, voltou a estudar. Foi estudar inglês. Eu fiquei parvo com aquilo. Matemáticas... e ela conseguiu. Tornou-se contabilista. Entretanto, foi trabalhar para um escritorizinho, dentro da dificuldade, mas passados uns cinco anos voltamo-nos a equilibrar", conta o futebolista a Cândido Costa.
E continua a lembrar: "O meu pai fez-se à vida. Começou na Remax, aquilo correu terrivelmente, foi tirar o curso de taxista. E aí, nesse momento, o meu pai vai para taxista, entretanto sente que aquilo é demasiado perigoso, e ele quer estar presente na nossa vida, e recusa a ideia de... e isto já depois de ele ter efetuado o curso e estar a trabalhar. Volta à Remax e, ali já com a força de vontade completamente diferente e disposto a quebrar barreiras...."
Contudo, Rúben Dias não esquece quem lhes deu a mão quando mais precisavam: "No período mais difícil a minha mãe foi falar com o padrinho dela, e o padrinho dela, na altura, emprestou-nos 3 mil euros que para nós foi vida durante não sei quantos meses. Permitiu-nos respirar e cada um ir à sua pequena missão para tentar trazer dinheiro para casa."