_

- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
Polémica

Sem ressentimentos: Dina Aguiar reage ao seu afastamento da RTP e à decisão de Vítor Gonçalves... com uma pequena farpa

A veterana jornalista Dina Aguiar deixa os ecrãs da RTP a 10 de outubro, ao fim de 47 anos ao serviço da estação pública.
Por FLASH! | 28 de setembro de 2025 às 14:09
Dina Aguiar deixa a RTP após 47 anos, com ordenado a causar polémica Flash
Dina Aguiar Flash
Vitor Gonçalves Foto: Ivo Rainho Pereira e Liliana Pereira
Dina Aguiar deixa a RTP após 47 anos, com ordenado elevado a ser o motivo Flash

Dina Aguiar deixa os ecrãs da RTP a 10 de outubro, ao fim de 47 anos ao serviço da estação pública e 20 à frente do 'Portugal em Direto'. A decisão de afastar a veterana jornalista de 72 anos de idade partiu de Vítor Gonçalves, o novo diretor de Informação da RTP, que substitui Dina pela jornalista Sandra Fernandes Pereira, que fica assim à frente do programa 'Portugal em Rede', formato que toma o lugar do velhinho 'Portugal em Direto'.

pub

Apanhada de surpresa, Dina Aguiar veio reagir às mudanças profissionais através das redes sociais. “O ‘Eixo Norte Sul’ também desaparece da antena da RTP3 , com o 'Portugal em Direto'. É tempo de renovação! E muito bem porque, para mim, este programa nunca fez sentido , apesar de curiosamente ter audiência”, confessou Dina Aguiar na sua conta de Facebook, sublinhando os bons resultados do programa, o que pode ser lido como uma crítica à decisão da direção de Informação.

Um dos rostos mais carismáticos da RTP, onde estava, como já referido, há 47 anos, Dina Aguiar tinha o futuro condicionado na estação do Estado desde 2023. A jornalista viu o seu estatuto na estação pública mudar desde que completou 70 anos, idade em que por lei precisa de ter autorização da administração para poder continuar a mostrar o seu valor. "A minha colaboração passa por um acordo de 6 em 6 meses", assumiu Dina Aguiar há precisamente dois anos.

pub

A pivô do 'Portugal em Direto' sabia que a sua posição poderia mudar de forma inesperada, como está acontecer agora com a nova direção de Informação. Segundo foi avançado pelo 'Correio da Manhã', a substituição da jornalista em antena também está relacionado com o ordenado elevado. "Face às atuais restrições orçamentais que a RTP enfrenta, o valor auferido por Dina Aguiar foi considerado demasiado elevado, o que determinou o fim da ligação da jornalista à RTP", noticiou o 'CM'.

Saber mais sobre

Vai gostar de

você vai gostar de...
pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub