_

- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
Memória

Vasco Pereira Coutinho revela como a família reagiu à decisão de largar tudo e dedicar a sua vida a Deus: "Não pode ir..."

Hoje é conhecido no país inteiro como humorista, mas já houve tempos em que quis ser padre. Viveu dois anos num seminário em Roma.
Por FLASH! | 13 de novembro de 2025 às 14:13
Vasco Pereira Coutinho, humorista português, destaca-se após Globos de Ouro Flash
Humorista Vasco Pereira Coutinho imita 'Tia Bli' nos Globos de Ouro Flash
Vasco Pereira Coutinho, humorista, destaca-se após imitação nos Globos de Ouro Flash
Humorista Vasco Pereira Coutinho nos Globos de Ouro Flash
Vasco Pereira Coutinho, humorista, conquista Globos de Ouro com imitação Flash
Vasco Pereira Coutinho destaca-se nos Globos de Ouro com imitação de 'Tia Bli' Flash
Vasco Pereira Coutinho, humorista, destaca-se após imitar 'Tia Bli' nos Globos de Ouro Flash

Vasco Pereira Coutinho tinha já a sua vida mais ou menos "encaminhada" quando sentiu uma espécie de o chamamento que o levaria a viver num seminário, em Roma, durante dois anos. Queria ser padre e estava plenamente convencido de que esse seria o seu caminho e a sua real vocação. 

pub

Durante uma longa conversa com Francisco Pedro Balsemão para o podcast 'Geração 80', o humorista recuou no tempo e recordou o que viveu na altura em que era catequista [foi-o durante vários anos] e chegou a estar convencido de que a sua vida se faria na Igreja.

"Tive uma pessoa na minha vida que me foi muito importante, que foi o padre João Soares, que me deu uma estima que, vinda de fora do seio familiar, acabou por me marcar. E então eu percebi que queria dar às pessoas aquilo que tinha recebido", começou por lembrar. 

pub

"Aos 17 comecei a dar aulas de catequese, até que pedi ao padre João para ir para o seminário. Fui trabalhar primeiro, depois de ter feito o curso, mas lá fizemos o período de verificação e eu depois fui para Roma. Estive lá cinco anos, dois no seminário. (...) Para mim era óbvio que o caminho era aquele. Eu tinha um grande desejo, tinha sido aceite, e portanto era a realidade a dizer-me que o caminho era por ali", recordou também Vasco Pereira Coutinho, também conhecido como a 'Tia Bli'.

Assumiu que a sua decisão acabou por ter repercussões na sua família: "Foi um horror para a minha família, quando eu fui. A minha mãe disse que eu não podia ir, o meu pai foi mais respeitador. (...) Até a minha avó, que apoiava sempre tudo, aqui ficou muito aflita. Mas ao fim ao cabo era uma decisão minha", assumiu o humorista.

Saber mais sobre

Vai gostar de

você vai gostar de...
pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub