
José Eduardo Moniz recordou o início "tumultuoso" da relação com Manuela Moura Guedes, quando ambos trabalhavam na redação da RTP, ele num cargo de chefia e Manuela como jornalista.
"Foi um processo um bocadinho tumultuoso", reconheceu o diretor-geral da TVI numa entrevista com Manuel Luís Goucha esta segunda-feira, 26. "Cada um de nós tem o seu temperamento. Eu posso parecer muito calmo, mas também fervo de vez em quando. A Manuela é muito espontânea, enquanto eu sou mais refletido, ela é muito espontânea e diz logo o que lhe vem à cabeça".
"Houve uma situação específica em que ela se negou a fazer uma reportagem sobre Portugal no Mundo, dei-lhe um raspanete monumental, depois também houve outra pessoa que era chefe dela e fez queixas. Chamei-a ao gabinete e no final disso tudo achei que tinha sido demasiado áspero e liguei-lhe", recordou Moniz.
"Recordo-me que estava no Porto e ela estava em Lisboa. Estivemos imenso tempo à conversa e a partir daí começamos a falar muito. Até hoje", disse, e já vão mais de 30 anos de relação.
O amor com Manuel é feito "de compreensão recíproca", explicou. "De conhecermos muito bem a personalidade um do outro e de sabermos os limites em que temos de nos situar e sabermos ser tolerantes um com o outro".
José Eduardo Moniz e Manuela Moura Guedes têm dois filhos, José Maria, de 31 anos, e Madalena, de 28. A jornalista também é mãe de Francisco Vasconcelos, de 40, do casamento anterior.