'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues A Grelha da Semana

Notícia

Paris é uma festa

Os Jogos Olímpicos transformam-se num evento de uma cidade inteira em Paris, não só de um estádio, já que é um conceito demasiado restrito para as redes sociais
02 de agosto de 2024 às 12:24
Torre Eiffel, Paris
Torre Eiffel, Paris

A cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris foi um espetáculo para os sentidos. Habitualmente, a abertura dos Jogos acontece no interior de um estádio na cidade escolhida para a organização. Os franceses pensaram diferente, e transformaram a própria cidade no palco da cerimónia inaugural.

Os atletas desfilaram em barcos pelo rio Sena, os locais para as diferentes performances foram instalados ao longo das zonas monumentais das duas margens, os discursos e o hastear da bandeira aconteceram na zona da Torre Eiffel, e, finalmente, a pira olímpica sobrevoou o espaço central de Paris, agarrada a um balão preso ao chão.

As olimpíadas transformam-se num evento de uma cidade inteira, não de um estádio olímpico, conceito demasiado restrito para a era das redes sociais, em que todo o globo está à distância de um clique. Se o globo todo está à disposição de cada um de nós, porque não organizar o espetáculo em toda a cidade? A televisão teve um banquete extraordinário, porque só quem viu na televisão conseguiu ver tudo, ou pelo menos pensar que o tinha feito. Estas são as primeiras olimpíadas da era moderna das redes sociais, depois do condicionamento de Tóquio por causa da Covid.

O sucesso das audiências dos primeiros dias de competições mostra que o gigantismo e a criatividade dacerimónia inaugural conseguiram restituir o interesse do grande público pelos Jogos Olímpicos. Esta cerimónia de abertura espetacular recuperou a dimensão simbólica e a popularidade das olimpíadas.

Informação 

Pior desde 2014?

O mês de julho será um dos piores da SIC Notícias na última década. A quatro dias do fecho mensal, o canal de notícias da SIC regista o pior resultado desde há vários anos – eventualmente desde 2014, se se ficar pelos 1,61% de share,o que será verdadeiramente extraordinário. Numa alturaem que o mercado de canais de informação está a mexer profundamente, não só pelo surgimento do novo canal NOW, a principal prejudicada pelo novo ecossistema é, claramente, a SIC Notícias.

Programação

RTP2 em grande

Em Tóquio, nos anteriores Jogos, já em 2021, a Covid ainda assustava, depois de ter atrasado um ano as competições, e os fusos horários não ajudaram. Na realidade, há 8 anos, desde 2016, no Rio de Janeiro, que não havia uma celebração olímpica completa – e em 8 anos o mundo mudou muito, com as redes sociais e a conquista de todo o planeta fechado nos vídeos À distância de um telemóvel. Os Jogos de Paris são, portanto, os primeiros desta nova era. Razão para a RTP2 sorrir. A simpatia pelo evento cresceu muito com a cerimónia de abertura, e as audiências crescem sobremaneira. Vão ser dois bons meses para o canal 2 da RTP.

Audiências

José Eduardo Moniz

Conseguiu novamente recuperar a liderança. Os próximos meses serão difíceis. A TVI vai dividir o seu próprio público abrindo um segundo canal generalista com a sua própria ficção. Veremos se não entrega de bandeja a vitória no ano à SIC.

Neutro

José Fragoso

Com o verão do desporto, do Euro à Volta à França, dos Olímpicos à Supertaça, lá vai aguentando os dois canais da RTP. A administração renovada deve mantê-lo no cargo, e faz bem.  

A Descer

Daniel Oliveira

Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de A Grelha da Semana

TVI renasce

TVI renasce

O mercado dos generalistas perdeu, nos primeiros 8 meses, perto de 145 mil espetadores.
Fogo e abandono

Fogo e abandono

É esse mesmo abandono que depois fica registado nas inúmeras reportagens em diretos do combate aos fogos.
Fome em Gaza

Fome em Gaza

Em defesa do que resta do prestígio do Estado israelita, é urgente mudar o rumo deste genocídio lento.
Nada mexe na TVI

Nada mexe na TVI

Já agora, no meio da queda generalizada, até é a informação da TVI que dá alguns sinais de vida.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável