
Já em março se vislumbrou o que está o ocorrer com maior intensidade em abril. “Um conjunto de dificuldades da TVI, em conjugação com algumas decisões certeiras da SIC, reabriram o duelo pela liderança”, aqui se registou há exatamente um mês.
No momento em que escrevo, a SIC ganhou todos os 5 dias do mês de abril, e vai à frente de toda a concorrência. Isso é notável, atendendo à diferença das capacidades económicas e financeiras das duas empresas. Aliás, o facto de a TVI estar muito mais à vontade que a SIC e de ter à sua disposição orçamentos muito maiores dificulta qualquer previsão.
A qualquer momento Moniz pode puxar da carteira e fazer uma aposta que vire o jogo e contenha a subida da SIC. Vantagem de ter muito mais dinheiro que a concorrência, e poder gastá-lo. Porém, a diferença nas novelas e na informação joga cada vez mais a favor da SIC, o ‘Big Brother’ não está a pegar, enquanto o ‘Casados’ não vai mal, e, finalmente, a TVI começa a mexer demasiado na grelha, repetindo os erros do passado, em que a instabilidade das decisões mais não faz que agravar a erosão do público.
Abril é um mês difícil para as generalistas: a existência de debates entre políticos vai tornar mais difícil reagir a qualquer contrariedade. Resultado: apesar de todas as dificuldades financeiras, a SIC pode estar a operar o milagre de voltar a liderar a televisão generalista em Portugal. A acontecer, nas atuais circunstâncias de mercado, será um feito digno de aplauso.
Audiências
A Subir
Isabel Silva
O sucesso do seu ‘Estrelas’ dá vantagem à RTP ao sábado. Revela-se excelente mestre de cerimónias.
Neutro
João Patrício
O excesso de exposição da sua ‘Sentença’ faz perigar o sucesso. As intensas repetições no cabo são absurdas e desgastam ainda mais o formato.
A Descer
Cláudio Ramos
Desta vez, está a falhar tudo no ‘Big Brother’. Isso não é sua responsa-bilidade, mas afeta todo o canal. Ainda há tempo para corrigir.
Programação
Bem Casados
A SIC mobilizou-se bem em redor desta aposta, e baseia um forte marketing nos conflitos e nas polémicas do formato. Hoje em dia, estes são os ingredientes para o sucesso na televisão generalista. O ruído na imprensa e nas redes sociais cria a curiosidade geral e puxa pelo auditório.
Informação
Regresso do futebol
É em redor dos grandes jogos que fica claro o papel do futebol nos clássicos canais de informação. Mais uma vez, o antes e o depois do grande jogo do Dragão mereceram coberturas intensivas. Depois de alguns anos em que o futebol foi desconsiderado pelos programadores, aproxima-se novamente uma fase dourada dos formatos de adeptos e de polémicas futebolísticas.