'
FLASH!
2025
Compre aqui em Epaper
Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues A Grelha da Semana

Notícia

Campeão discreto

Campeão discreto
23 de maio de 2024 às 12:24

Agestão comunicacional de Frederico Varandas é exemplar. Desde que o Sporting ganhou o título de futebol, logo no início de maio, o presidente do clube manteve o silêncio em todas as cerimónias públicas. Isso aumentou o efeito das suas palavras quando decidiu discursar, na visita à câmara de Lisboa, no início desta semana. Aí, o líder dos leões tentou marcar diferenças para a concorrência de diversas formas.

Desde logo, sublinhou a inexistência de qualquer incidente nos festejos. Depois, mostrou total desportivismo ao saudar o principal adversário, o Benfica. Elogiou Rúben Amorim, a quem atribuiu o mérito pela conquista, garantindo que o treinador vai continuar em Alvalade.

Uma tarde de consagração da força tranquila de um presidente que é já o mais titulado do clube neste século, e que logrou obter uma posição de enorme poder numa instituição marcada por vários ciclos de instabilidade. Varandas, tradicionalmente conhecido pela dificuldade de comunicação, controlou o espaço público na perfeição, e foi o campeão discreto que se tornou num dirigente praticamente consensual.

A prova provada de que, em comunicação, menos é mais.    

Informação

Festa de Campeão  

Há alguns anos a esta parte que a cerimónia de entrega da taça de campeão ao clube que ganha a primeira Liga é um espetáculo organizado ao pormenor. Esta época, a festa não teve a mesma emoção, porque os adeptos leoninos já tinham celebrado há 3 semanas. Mas o show no relvado fez o pleno nos canais nacionais e de cabo, e isso dá uma rara visibilidade à modalidade e aos anunciantes.

Programação

Vítima do rolo compressor

O ‘Casados à Primeira Vista’ deste ano está mais forte, com concorrentes bem escolhidos. Mas está a ser novamente atropelado pelo ‘Big Brother’, quer domingo à noite, quer nas 7 da tarde. O problema da SIC é simples de explicar: a partir do momento em que consolidou a liderança, a TVI transformou-se num rolo compressor que não dá hipótese à concorrência.

Audiências

A Subir

Fernando Mendes 

A emissão número 4 mil de ‘O Preço Certo’ é uma marca absolutamente notável para o atual panorama televisivo. E a verdade é que parece pronto para outros 4 mil. Parabéns.

A Subir

Aguiar-Branco

A defesa enfática da liberdade de expressão em pleno parlamento, a propósito das declarações de Ventura, faz dele um putativo fator de união da direita democrática. Um possível candidato a Belém a germinar?

A Descer

Conceição Queiroz

Depois da entrada fulgurante, o programa de informação entre o jornal da uma e ‘A Sentença’ está a revelar-se o elo mais fraco da TVI no horário.

Leia também
Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de A Grelha da Semana

Será o maior Mundial de sempre

Será o maior Mundial de sempre

Mais de 4 mil quilómetros e quase 6 horas de voo separam algumas das sedes do Mundial, uma distância superior à largura de toda a Europa, de Lisboa à Rússia ou aos Urais. Para a televisão portuguesa, este será um Mundial complexo, por causa da diferença horária.
Na linha da meta

Na linha da meta

Mesmo que volte a ganhar, a SIC não vai esquecer tão cedo a forma como perdeu o mês de setembro. É sempre preciso trabalhar até ao fim. Nenhuma vitória acontece antes da linha da meta.
Mourinho Superstar

Mourinho Superstar

A presença de Mourinho no futebol português aumenta o valor da liga, acrescenta interesse internacional, e fará necessariamente aumentar as audiências dos jogos e de todo o espetáculo em redor da competição.
TVI renasce

TVI renasce

O mercado dos generalistas perdeu, nos primeiros 8 meses, perto de 145 mil espetadores.
Fogo e abandono

Fogo e abandono

É esse mesmo abandono que depois fica registado nas inúmeras reportagens em diretos do combate aos fogos.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável