
Foi uma novela extremamente bem-sucedida, que a determinado ponto da história recente da TVI constituiu o único triunfo da era-Cristina. Fez do núcleo cómico a razão de ser da narrativa, e transformou o que habitualmente funciona como apoio secundário no centro do formato. Razão pela qual Moniz sempre disse que até podia ter boas audiências, mas não era uma novela no sentido clássico do termo.
Agora que o diretor-geral é o grande vencedor, interna e externamente, é lógico que a produção chegue ao fim, porque representa outra fase da empresa. Isso acaba de ser confirmado por uma das atrizes, em declarações ao CM: as gravações terminam em julho. Moniz colocou Cristina Ferreira no seu lugar natural, nas manhãs. Depois, ocupou o seu braço-direito, João Patrício, num programa diário, que lhe dará seguramente muita coisa para fazer na afinação permanente. Agora, acaba com o único sucesso da sua rival interna, o ‘Festa É Festa’. Está completada a criação de condições para que a TVI possa ter uma sequência longa de liderança. O próximo passo deverá ser a substituição das primeira linhas da empresa, de forma a reforçar o alinhamento estratégico. Uma vitória completa.
Informação - Pedro Cruz (1971-2024)
Conheci-o em 2000, quando, na SIC, se vivia a revolução do nascimento da SIC Notícias. Era um extraordinário repórter de política no terreno. Destacou-se também como líder da SIC no Porto, lugar no qual era intratável na defesa da sua equipa. O destino levou-o por rumos que não imaginava, acabando a carreira no DN e na TSF, mas continuou até ao fim da vida a ser o mesmo ser humano lúcido e frontal, que chegava a parecer ríspido, mas sempre afetuoso. Até sempre, Cruz.
Programação - Venha a Taça e o Euro
Pode ter passado despercebido, mas a Liga Europa representou uma espécie de adeus do Benfica aos jogos em sinal aberto na televisão. Para o ano, as competições europeias só podem ser vistas em canais a pagar. As atenções dos adeptos nacionais viram-se para um verão em cheio, com o Europeu da Alemanha, em que Portugal vai ter fundadas ambições e em que os melhores jogos darão na RTP1, SIC e TVI. Mas depois a relação da TV com a modalidade mudará em definitivo.
Audiências
A Subir - José Rodrigues dos Santos
Entrevistador sempre implacável, levou o ministro das Finanças a desconstruir o plano de cortes do IRS. Perguntas certeiras que marcaram a semana.
A Subir - Ana Brito e Cunha
Revelou-se uma atriz polivalente no ‘Festa É Festa’ e assim ganhou um espaço próprio na indústria. Coube-lhe a ela, em declarações ao CM, confirmar pela primeira vez o fim das gravações da novela.
A Subir - Hernâni Carvalho
Está a reagir bem ao desafio colocado pela TVI, integrando novidades no seu formato, como a participação de público. Não vai ser fácil derrotá-lo.