'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues A Grelha da Semana

Notícia

Casa a casa

O mês está muito apertado, e isso representa para todos os efeitos um sucesso para a TVI, que tenta mudar a hierarquia do mercado há mais de um ano.
02 de março de 2023 às 11:38
Daniel Oliveira, José Eduardo Moniz
Daniel Oliveira, José Eduardo Moniz

Vai ser por uma unha negra, casa a casa, espectador a espectador. No momento em que escrevo, falta um dia para terminar o mês de fevereiro, e, em bom rigor, ninguém pode garantir quem vai sair vencedor do duelo deste mês, SIC ou TVI. Em princípio, será a SIC, mas o mais provável é até um cenário bastante bizarro –  a TVI pode ganhar o mês no consumo em direto, e a SIC ultrapassar a concorrência na contabilidade que inclui o chamado vosdal, nome em inglês de 'view on the same day as live', ou seja, gravações assistidas no próprio dia do programa.

Esta última é a contabilidade oficial para o mercado, pelo que, se a SIC ganhar com vosdal, será a grande vencedora e mantém a série de mais de 40 meses de liderança, mas a TVI encarregar-se-á de reivindicar meia-vitória. Seja como for, o mês está muito apertado, e isso representa para todos os efeitos um sucesso para a TVI, que tenta mudar a hierarquia do mercado há mais de um ano. A TVI teve em fevereiro o aniversário, com uma gala bem conseguida em termos de audiências, teve dois jogos de 'champions', mudou a informação e notou-se trabalho. A SIC teve alguns erros de palmatória, e só no fim do mês começou a trabalhar mais a sério – esforço que pode ter acabado por resultar. A principal falha da SIC: estrear uma novela brasileira às 19:00, 'Flor do Caribe' (emitida na Globo em 2013), estreia essa que coincidiu com a fase em que a TVI estreava o 'Jornal Nacional'.

O resultado foi desastroso para a SIC, e deu um enorme empurrão à TVI. A informação de Queluz de Baixo ficou mais frágil com a reformulação, mas a subida do acesso, com o concurso de Pedro Teixeira a esmagar a nova trama brasileira, aumentou a competitividade do jornal da TVI no horário nobre. Veremos se chega para concretizar uma mudança histórica de liderança.

 

PROGRAMAÇÃO - RTP2 INFANTIL

Waffle, o Cão Maravilha
Waffle, o Cão Maravilha Foto: Wildbrain

O canal 2 da RTP tem audiências baixíssimas, sendo hoje em dia um pequeno canal. Além disso, a personalidade do projeto está muito indefinida, com alternância sem grande critério entre cinema de autor, documentários, manifestações artísticas de elite e programação infantil. Este fim de semana, domingo de manhã, passava um filme chamado 'Waffle, o cão maravilha'. Além disso, o canal abusa de dobragens. Será para concorrer com o Panda?

 

INFORMAÇÃO - 'GUERRA FRIA'

Guerra Fria, José Milhazes, Nuno Rogeiro
Guerra Fria, José Milhazes, Nuno Rogeiro Foto: SIC

Nuno Rogeiro e José Milhazes construíram na análise da guerra uma dupla que já ganhou existência própria. A ponto de a dupla ser utilizada nos programas de entretenimento da SIC na fase em que está a dar tudo para manter a liderança sobre a TVI – como aconteceu no sábado, no programa de Fátima Lopes (que aliás atravessa grandes dificuldades). 'Guerra Fria', o nome da rubrica que junta os dois no 'Jornal da Noite', podia muito bem ser um programa autónomo na SIC Notícias, que bem precisa de gás.

 

SOBE - JÚLIA PINHEIRO

Júlia Pinheiro
Júlia Pinheiro

O programa de segunda-feira, em que recebeu Teresa Guilherme, foi um achado. A ideia é ótima, e resultou lindamente. Júlia é uma ótima conversadora para os programas da tarde.

SOBE - TERESA GUILHERME

Teresa Guilherme
Teresa Guilherme Foto: Instagram

Se Júlia esteve bem ao receber Teresa, Teresa esteve excelente a o aceitar o repto e esclarecer, com a humildade necessária, vários episódios de conflito. Foi uma emissão histórica para a televisão portuguesa.

DESCE - FERNANDO MENDES

Fernando Mendes, Preço Certo
Fernando Mendes, Preço Certo Foto: Instagram

O desafio lançado pelo concurso da TVI é sério. A forma como a RTP trata 'O Preço Certo', sem o promover, repetindo a eito e não respeitando os espectadores, arrisca-se a desvalorizar o principal ativo do serviço público de televisão.

Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de A Grelha da Semana

TVI renasce

TVI renasce

O mercado dos generalistas perdeu, nos primeiros 8 meses, perto de 145 mil espetadores.
Fogo e abandono

Fogo e abandono

É esse mesmo abandono que depois fica registado nas inúmeras reportagens em diretos do combate aos fogos.
Fome em Gaza

Fome em Gaza

Em defesa do que resta do prestígio do Estado israelita, é urgente mudar o rumo deste genocídio lento.
Nada mexe na TVI

Nada mexe na TVI

Já agora, no meio da queda generalizada, até é a informação da TVI que dá alguns sinais de vida.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável