'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues A Grelha da Semana

Notícia

E o vencedor é...

... a TVI, que consegue ganhar janeiro e mantém a liderança desde julho de 2006. A SIC falha o assalto ao primeiro lugar e descobre que é agora uma estação a duas velocidades: há a SIC de Cristina e há a outra..
01 de fevereiro de 2019 às 16:11
Cristina Ferreira
Cristina Ferreira

Quem atribua a vitória da TVI à transmissão em direto do jogo entre o Porto e o Sporting faz uma avaliação parcial. A TVI gastou uma fortuna de 400 mil euros sem necessidade. A verdadeira razão para a derrota da SIC no mês de janeiro é outra. Vejamos: desde que começou o programa de Cristina Ferreira, a SIC leva enorme vantagem sobre a TVI nos dias úteis, ou seja, nos dias em que a nova estrela vai para o ar.

O programa de Cristina estreou a 7 de janeiro, e leva 16 emissões no dia em que escrevo. A SIC ganhou 11 desses dias, nalguns casos com enorme vantagem. Se fizermos uma média mensal só com os dias em que há Cristina, a SIC tem quase um ponto percentual de vantagem sobre a concorrência. Mas, contabilizando todo os dias do mês, a história muda de figura, e a TVI passa para a frente, mesmo que seja por escassa margem.

Qual a origem desta contradição? Simples: Cristina Ferreira só se estreou dia 7, ou seja, houve 4 dias úteis sem Cristina; além disso, aos fins de semana a SIC tem perdido com estrondo; finalmente, a TVI continua a emitir concursos gravados por Cristina Ferreira, e, não raras vezes, esse é o primeiro programa do dia em que a TVI atinge a liderança. É uma ajuda, apesar de ser um péssimo sinal, porque, mais tarde ou mais cedo, tais programas vão ter de acabar.

Em suma: Janeiro é da TVI porque a SIC é, hoje em dia, uma estação a duas velocidades. Esse, sim, é o verdadeiro drama da SIC, e, para já, não tem qualquer solução à vista. 

Teorias da conspiração

É difícil entender como foi possível pegar em matéria-prima tão interessante como a que deu origem à nova série da RTP e fazer um produto tão aborrecido como este, que estreou há uma semana. O primeiro episódio arrastou-se, qual conspiração para afastar todos os espectadores do canal 1 da RTP. E agora? 

Maigret genial

No total, são apenas quatro episódios, agora emitidos pela Fox Crime. O inspetor Maigret, criação maior do escritor belga Georges Simenon, é interpretado por Rowan Atkinson, que prova ser um ator magistral, para lá de Mr. Bean e da sua versatilidade infantilizada. A série foi suspensa pela ITV e ficou-se pelos quatro episódios, mas são todos memoráveis. A não perder. 

Querido,mudei o estúdio

Eis o momento em que Rodrigo Guedes de Carvalho passa por trás dos pivôs da SIC Notícias e acena para o espectador, tal como tinha anunciado que ia fazer, segundos antes. A ideia foi provar que os estúdios ficam lado a lado! É um momento único na História da televisão, o momento em que um pivô interrompe outro jornal, ao passar pelo cenário e fazer uma palhaçada. Na estreia dos novos estúdios, o Jornal da SIC perdeu para a TVI e a SIC Notícias só passou a TVI24 com as gravações. Mau sinal. 

Cx4

oportunidade perdida

Há excesso de paredes e falta profundidade nos cenários. O grafismo perde eficácia. O novo estúdio e a nova imagem da SIC/SIC Notícias parecem não ter tido ninguém a pensar televisão, globalmente. Uma oportunidade perdida! Alcides Vieira, diretor de Informação por mais de duas décadas, foi lapidar, em direto, às 4 da tarde do dia zero: a tecnologia é instrumental, o que importa são as ideias e os conteúdos. Nem mais!

...

Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de A Grelha da Semana

TVI renasce

TVI renasce

O mercado dos generalistas perdeu, nos primeiros 8 meses, perto de 145 mil espetadores.
Fogo e abandono

Fogo e abandono

É esse mesmo abandono que depois fica registado nas inúmeras reportagens em diretos do combate aos fogos.
Fome em Gaza

Fome em Gaza

Em defesa do que resta do prestígio do Estado israelita, é urgente mudar o rumo deste genocídio lento.
Nada mexe na TVI

Nada mexe na TVI

Já agora, no meio da queda generalizada, até é a informação da TVI que dá alguns sinais de vida.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável