
Depois de ter ficado a apenas uma décima da SIC no balanço do mês de fevereiro, a TVI afastou-se cada vez mais da liderança, ao longo do ano, e deixou a concorrência fugir. Para a TVI, a vitória nas audiências é uma miragem para já inalcançável. Mês após mês, Daniel Oliveira tem derrotado José Eduardo Moniz, que, nesta segunda vida aos comandos do canal 4, não conseguiu ainda alcançar os objetivos.
A meros 5 dias do fim de setembro, há 6 décimas a separar o líder do perseguidor. A vitória da SIC este mês é muito significativa, porque se trata do mês do 'Big Brother', da reformulação da informação, cujas linhas principais antecipámos aqui na TV Guia, e do regresso da Liga dos Campeões. Mas o 'BB' sofreu tantas alterações que se transformou num programa novo, que não pega. As mudanças na informação visaram sobretudo encaixar todas as peças, e denotam uma certa incapacidade de impor uma visão global. Finalmente, a escolha dos jogos da Champions é desastrosa, seja por falta de critério, seja por má negociação com a Eleven, a detentora dos direitos.
Desta forma, a TVI logrou superiorizar-se à SIC apenas em 6 dias do mês. Tudo somado, mais uma vitória da SIC em setembro, que desta forma se prepara para fechar mais um ano com o pleno, e ganhar de janeiro a dezembro.
PROGRAMAÇÃO - VIVA A LIBERDADE
O programa de Ricardo Araújo Pereira que brincou com Marcelo e as suas piadas sobre decotes foi alvo de uma denúncia no Ministério Público, pelo que se segue o respetivo processo. É fundamental reiterar a primazia da liberdade sobre qualquer tentativa de condicionar ou sancionar um conteúdo ou um programa, seja ele qual for, com maior ou menor gosto e bom senso. Censura, não. Jamais.
INFORMAÇÃO - LIGA EUROPA
É relevante sublinhar que o jogo do Sporting para a Liga Europa teve mais 400 mil espectadores do que a partida do Braga para a Champions. Em todo o mundo, a Liga dos Campeões é um fenómeno, e é o troféu que maiores audiências televisivas arrasta. Por cá, fica demonstrado que o auditório segue os três grandes, e não o prestígio das competições ou outro critério qualquer.
SOBE - RÚBEN AMORIM
Com a sequência de vitórias, voltou a colocar o Sporting a cativar as audiências. Conseguir ter mais audiência na Liga Europa do que os jogos da Champions é verdadeiramente significativo.
MANTÉM - VASCO PALMEIRIM E NUNO MARKL
Resultado tímido do 'Taskmaster', sábado, na RTP1. Para já, não chega para tirar conclusões, mas as audiências desiludiram. A RTP não consegue promover os seus produtos.
DESCE - ANA LOURENÇO
As condições do fim de semana não são as mais apropriadas, mas o Telejornal não pode fazer abaixo de 10% de share, sistematicamente.